Encontro com o Património


Conhecer, valorizar e preservar (para o futuro) o património de Gondomar foram os objetivos do Encontro que o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar promoveu no dia 11 de maio, na Biblioteca Municipal. A iniciativa, já na sua 3.ª edição, apresentou um programa exclusivamente dedicado à Ourivesaria. Além de quatro palestras sobre o tema foi inaugurada, também, uma exposição de fotografias de Gondomar.


Teve lugar no dia 11 de maio, na Biblioteca Municipal, uma tarde inteiramente dedicada ao Património (e à Ourivesaria) de Gondomar. Com o mote “Ourivesaria: entre a Alquimia e o Negócio”, o III Encontro com o Património pretendia aprofundar o estudo e a divulgação da riqueza patrimonial de Gondomar.
As duas primeiras edições destes “Encontros” foram dedicadas ao património religioso e ao património rural. A edição deste ano contou com a participação, enquanto palestrantes, de empresários, designers, docentes e responsáveis por estruturas do setor.
Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, destacou na abertura deste encontro que “só conhecendo o vasto património de Gondomar é que nos podemos afirmar como seus defensores”. Destacando os investimentos que a Câmara Municipal de Gondomar tem concretizado no setor da Ourivesaria, Fernando Paulo defendeu que “ainda mais importante do que a dinamização industrial (ou da área de negócios da Ourivesaria) é a sua divulgação institucional e cultural”.
Completando os espaços de formação e debate deste “Encontro”, foi ainda inaugurada uma exposição de fotografias sobre Gondomar. Em complemento a imagens do acervo da Câmara Municipal, numa comparação entre o passado e o presente, também estão patentes imagens atuais (da autoria de Ângelo Sousa e Daniel Fernandes). A exposição estará patente ao público até 27 do mesmo mês.



Sem comentários: