"Portugal em Direto" de Gondomar.



O programa “Portugal em Direto”, da RTP 1, dedicou parte da sua emissão de hoje, 5 de março, ao Concelho de Gondomar. Em destaque esteve a “Festa do Sável e da Lampreia”. Andrea Neves realizou, em Gondomar, duas reportagens para o programa de final da tarde da RTP 1. Primeiro, nas margens do Douro (em Ribeira de Abade), a jornalista da RTP foi descobrir alguns dos segredos da pesca do sável e da lampreia.
Além de entrevistar dois pescadores (Silvestre e José de Oliveira Soares), Andrea Neves ainda conversou com os Vereadores Joaquim Castro Neves e Fernando Paulo. Depois, mudando de ponto de reportagem, a RTP foi “investigar” a forma de cozinhar estas duas iguarias. Para tal, o segundo ponto de direto foi o Restaurante “Cantinho das Manas”. Constança Cardoso, responsável por esta unidade de restauração, demonstrou, “ao vivo e a cores”, a forma de preparar e cozinhar o sável e a lampreia.
Estas reportagens surgem enquadradas em mais uma edição, a 22.ª, da “Festa do Sável e da Lampreia”. O evento, que começou a 15 de fevereiro, é uma iniciativa do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal de Gondomar.
Com a “Festa do Sável e da Lampreia”, a Câmara de Gondomar pretende divulgar as potencialidades gastronómicas do Concelho. E, nesta iniciativa desenvolvida em parceria com 17 unidades de restauração, também se assegura a promoção da economia local e dos restaurantes de Gondomar.
No dia 6 de março, no Auditório Municipal, realiza-se a prova de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”. Ainda no dia 6 de março, mas já no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gondomar, acontece a cerimónia de entrega de prémios e diplomas aos restaurantes participantes no concurso.
Os dias 8, 9 e 10 de março estarão inteiramente reservados, no Multiusos, para o “9.º Fim de Semana Gastronómico – Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”. Estes três dias serão, também no Multiusos, ocasião para se realizar a iniciativa “Artesanato com sabor”.

Sem comentários: