O dia 6 de março foi, em Gondomar, marcadamente gastronómico. À hora do almoço, no Auditório Municipal de Gondomar, realizou-se a “prova cega” do sável e da lampreia. No âmbito da 22.ª edição da “Festa do Sável e da Lampreia”, realizou-se a prova destas especialidades. Depois, já ao final da tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foram entregues os respetivos prémios.


Na especialidade de “Lampreia à Bordalesa”, a vitória foi para o Restaurante “Flôr do Nilo”. Quanto ao “Sável frito”, o Restaurante “Aliança – O Aníbal” foi o vencedor desta edição.
O concurso – em “prova cega”, sem se saber que iguaria pertencia a que unidade de restauração... – voltou a apostar na divisão do júri em dois grupos, um para o sável, outro para a lampreia. Integrando autarcas locais, responsáveis da Escola de Hotelaria do Porto, empresários e, também, pescadores, a prova “dividiu-se” por um total de 15 pratos de “Lampreia à Bordalesa” e 12 de “Sável Frito”.
A “Festa do Sável e da Lampreia”, iniciativa do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, tem como principal objetivo a divulgação das potencialidades gastronómicas do Concelho. A “Festa” começou a 15 de fevereiro. Já na sua 22.ª edição, esta iniciativa, desenvolvida em parceria com 17 unidades de restauração, também promove a economia local e os restaurantes de Gondomar.
Entre 8 e 10 de março, no Multiusos, realiza-se “9.º Fim de Semana Gastronómico – Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”. Estes três dias serão, também no Multiusos, ocasião para se realizar a iniciativa “Artesanato com sabor”. A inauguração do “Fim de Semana Gastronómico” terá lugar às 19h30 do próximo dia 8 de março.

Classificação dos concursos

“Lampreia à Bordalesa”
1.º classificado: “Flôr do Nilo”
2.º classificado: “Dubai”
3.º classificado: “Aliança – O Aníbal”

“Sável Frito”
1.º classificado: “Dom Vicente”
2.º classificado: “Dubai”
3.º classificado: “Estrelas do Douro”

Sem comentários: