Apresentação do Projeto Educativo Municipal de Gondomar




O Projeto Educativo Municipal de Gondomar foi apresentado, em seminário internacional, como exemplo de boa prática. Numa iniciativa organizada pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica, coube a Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Educação, defender as qualidades e conquistas do documento que está a ser implementado em Gondomar.
O Projeto Educativo Municipal de Gondomar, elaborado no âmbito do grupo de trabalho constituído pelo Conselho Municipal de Educação, pretende contribuir para a realização de ações concertadas, elaborar objetivos e estratégias comuns e, ainda, criar respostas integradas e eficazes para um maior e mais abrangente conhecimento da realidade educativa e formativa do concelho.
Fernando Paulo, além de apresentar os traços gerais deste documento (e as políticas, no terreno, que o mesmo está a implicar), considerou que “este é mais um excelente exemplo de envolvimento de todas as instituições que intervêm no desenvolvimento educativo e formativo do Município de Gondomar”.
O Seminário Internacional de Projetos Educativos Municipais teve lugar nos dias 23 e 24 de janeiro. Este seminário, que decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, surgiu no âmbito do programa de apoio à elaboração, desenvolvimento e avaliação de Projetos Educativos Municipais e do Projeto Educativo Metropolitano.
“Descentralização e desenvolvimento municipal e metropolitano”, “As dinâmicas de cooperação intra e intermunicipal no campo da educação e formação”, “Territórios Educativos e Conselhos Municipais de Educação” e, finalmente, os “Projetos Educativos Municipais: experiências e boas práticas” foram alguns dos assuntos que justificaram mesas de debate.
As conclusões deste encontro internacional seriam, no final, apresentadas e defendidas por José Matias Alves.

Sem comentários: