Exposições patentes no Auditório Municipal de Gondomar.

 

“A Central de Captação do Sousa” é a temática escolhida para a exposição apresentada na “Sala Júlio Resende” do Auditório Municipal de Gondomar. Patente ao público até ao próximo dia 20 de janeiro, a exposição apresenta um vasto conjunto de imagens, de arquivo, da Central de Captação de Água localizada na freguesia da Foz do Sousa.
Dinamizada pela Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira, esta exposição, para além das imagens, junta ainda algumas representações da Central e equipamento usado quando o espaço se encontrava em atividade.
A exposição apresenta imagens de distintas proveniências. Mas, em todas, o tema central (ou quase único) é a antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa. Esta estrutura abasteceu a cidade do Porto durante quase um século, entre 1887 e 1985. Nas fotografias apresentadas, para além da Central (desde a sua construção até ao encerramento), também é possível apreciar imagens dos rios Sousa e Ferreira, das cheias nestes cursos fluviais e, até, da construção da Ponte da Foz do Sousa – da autoria do Eng.º Edgar Cardoso e que terá servido de ensaio para a Ponte da Arrábida.

Sem comentários: