Exposição “E o céu aqui tão baixo”.

Carlos Marques com a Dra. Liliana Pires.

“E o céu aqui tão baixo” é a designação de mais uma exposição patente na Biblioteca Municipal de Gondomar. Num ano em que, para a Biblioteca Municipal, a escolha da temática das exposições se centrará na fotografia, a “abertura” aconteceu com um conjunto de trabalhos, da autoria de Carlos Marques, e no qual o Alentejo é denominador-comum escolhido.
A exposição, apresentada no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar, foi inaugurada no dia 12 de janeiro. Patente ao público até dia 31, nesta exposição ficam a conhecer-se algumas das imagens captadas pela objetiva de Carlos Marques, professor de Português, com 54 anos, e natural de Évora.


O autor, na exposição, associa imagens e textos sobre o Alentejo. Assumindo-se como fotógrafo amador, Carlos Marques procura, pela fotografia, a captação dos momentos únicos e das realidades que observa. O gosto pela fotografia surgiu quando tinha perto de 20 anos – na altura em que lhe foi oferecida a primeira máquina fotográfica. A paisagem alentejana é uma das temáticas recorrentes no seu trabalho, mas Carlos Marques também tem especial paixão pela fotografia de rostos, admitindo preferência pelos trabalhos a preto e branco. Já expôs, individualmente, em Reguengos de Monsaraz, Leiria e Alcobaça. Agora, até 31 de janeiro, o “palco” escolhido é o Concelho de Gondomar.
A iniciativa é dinamizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar.

Sem comentários: