Encontro Nacional de Janeiras.




A abertura do ano cultural em Gondomar ficou, como já é tradição, marcada por mais uma edição do Encontro Nacional de Janeiras. O Auditório Municipal de Gondomar registou “casa cheia” para a 19.ª edição do Encontro de Janeiras promovido pelo Rancho Regional de Fânzeres.


A iniciativa contou com a participação de cinco grupos folclóricos do Douro Litoral, Beira Baixa e Beira Alta, num espetáculo que se prolongou noite dentro. Mas a noite não se restringiu às Janeiras. Como forma de preencher os breves minutos de transição entre grupos folclóricos, a poesia (com o declamador Ferreira da Costa) foi outro dos ingredientes oferecidos a uma vasta plateia.
O Encontro Nacional de Janeiras é uma iniciativa dinamizada em parceria entre o Rancho Regional de Fânzeres e o Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar. Esta foi a 19.ª edição consecutiva do encontro. Valentim Loureiro, Presidente da Câmara de Gondomar, presente na iniciativa, no final da mesma recordou que também o atual Executivo camarário se encontra em funções há precisamente 19 anos.
Mas o XIX Encontro de Janeiras “Cidade de Gondomar” começou ainda antes do espetáculo no Auditório Municipal. Ao final da tarde todos os grupos foram recebidos no Salão Nobre da Câmara. Depois, animando as ruas envolventes ao Auditório Municipal, começaram a cantar (e a tocar) as Janeiras como forma de chamar ainda mais público.
Além do Rancho Regional de Fânzeres, promotor do evento, participaram grupos folclóricos de várias zonas de Portugal – pretendendo, desta forma, mostrar como é vivida esta tradição um pouco por todo o país. Integraram também o encontro o Grupo Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”, a Associação Folclórica Cantarinhas da Triana, o Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril e o Grupo Regional de Moreira da Maia.
Além do Presidente da Câmara de Gondomar, assistiram ao Encontro os vereadores Fernando Paulo, Joaquim Castro Neves e Arménio Martins. Compareceram, ainda, autarcas de várias freguesias concelhias – nomeadamente de Valbom, Fânzeres (freguesia à qual pertence o grupo organizador) e de S. Cosme (que acolheu o evento).
As Janeiras, ou cantar as Janeiras, é uma tradição que consiste na reunião de grupos, formais ou informais, que se passeiam pelas ruas, no início do ano, cantando e tocando. E, em paralelo, desejando um Feliz Ano Novo.

Sem comentários: