Eco-Escolas



A Associação Bandeira Azul da Europa entregou, em Gondomar, Bandeiras Verdes Eco-Escolas a 1.229 estabelecimentos de ensino de 209 municípios, premiando, assim, as suas boas práticas de sustentabilidade.
“Este é o reconhecimento de todo o trabalho que foi feito ao longo do ano letivo anterior”, afirmou José Archer, presidente da ABAE, referindo-se à atribuição das Bandeiras Verdes a 1.229 escolas. Para o responsável, o facto de tão elevado número de escolas receber a Bandeira Verde “mostra o extraordinário empenho e motivação dos alunos, dos professores, das escolas e das comunidades onde estão inseridos”.
Na cerimónia, que decorreu ontem [10 de outubro] no Multiusos Gondomar “Coração de Ouro”, o Presidente da Câmara Municipal, Valentim Loureiro, frisou que “todas as questões ambientais são hoje de capital importância para o mundo”, apelando a um constante ensino de boas práticas ambientais (além do português, história ou matemática, por exemplo).


O projeto Eco-Escolas envolve estabelecimentos desde o Pré-Escolar ao Ensino Superior. Gondomar, com um total de 24 Bandeiras Verdes, é dos municípios que, ano após ano, tem verificado um constante aumento de escolas participantes (e premiadas) no âmbito deste projeto. No ano letivo 2011/2012, a nível concelhio, participaram escolas dos agrupamentos de Rio Tinto, Rio Tinto n.º 2, Fânzeres e À Beira Douro.
A festa, que durou todo o dia, juntou perto de 4.000 alunos (em representação de meio milhar de escolas). Para além de uma Eco-Mostra, exposições, jogos, ateliers, dramatizações e outras atividades, o dia ficaria marcado pela Gala Eco-Escolas (já durante a tarde). Além da entrega das Bandeiras Verdes houve, ainda, música, dança e algumas surpresas – com destaque para a presença do grupo Clã e para o tema “Asas Delta”, coreografado por todos os presentes no Multiusos.

O programa Eco-Escolas é um projeto Internacional de Educação Ambiental que é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa. Destinado preferencialmente às escolas do Ensino Básico, pode ser implementado em qualquer grau de ensino. O Programa Eco-Escolas conta com a Câmara Municipal de Gondomar como parceira desde o ano letivo 2007-2008.
Este programa, com amplitude nacional, pretende encorajar ações e reconhecer, e premiar, o trabalho desenvolvido por cada escola na melhoria do desempenho ambiental – ao nível da gestão do espaço escolar e na sensibilização da comunidade, tendo por base estimular o hábito de participação e a adoção de boas práticas ambientais no quotidiano.
Ao longo destes últimos cinco anos de adesão ao Programa Eco-Escolas, a Câmara de Gondomar apoiou técnica e logisticamente a concretização dos planos de ação exigidos pelo programa – além de acompanhar os seus resultados no que concerne a uma melhor separação dos resíduos e cuidado dos espaços verdes escolares, poupança de água e energia, preservação da floresta e incentivo para a utilização de transportes alternativos mais amigos do ambiente.

Sem comentários: