ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENC. DE EDUC. DA EB 2/3 DE PEDROUÇOS


ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENC. DE EDUC. DA EB 2/3 DE PEDROUÇOS
Relatório de Atividades 2011/2012


Exercício de 2011/2012

Introdução
O trabalho que esta Direcção pretendeu concretizar foi explanado no Plano de Actividades apresentado no início deste exercício, mais concretamente em 06 de Fevereiro de 2012.

As atividades propostas e realizadas por esta Direção e em colaboração com a Escola foram:
- Participamos nas estruturas da escola. (Conselho Geral, Conselho Pedagógico)
- Mantivemos reuniões periódicas com o Conselho Executivo.
- Conseguimos que a cobertura do vestuário das raparigas, no pavilhão, fosse isolada dos “mirones” que frequentemente impediam as alunas de se poderem vestir em paz.
- Promovemos Reuniões com os Diretores de turma.
- Incentivamos o Agrupamento a realizar reuniões de Conselho de Turma com os Pais Representantes de Turma, já que as mesmas eram realizadas sem os mesmos, sendo raras as situações em que tal acontecia.
- Realizamos reuniões mensais com os Enc. de Educação da turma diversas vezes tendo também sido realizado um documento para melhor esclarecer os pais de qual o seu papel na função de Pais Representantes de Turma.
- Informamos os pais e Enc. de Educação, sobre os direitos e deveres que lhe assistem na  educação dos seus educandos e como participarem nas reuniões de Conselho de Turma.
 - Conseguimos uma sala para poder receber os pais.
- Criamos o Gabinete de Apoio aos Pais e Alunos onde estivemos sempre presentes quer em presença física uma vez por semana, quer por via telefónica.
- Participamos na organização da Semana da Cultura e estivemos presentes com um stande onde procuramos divulgar a nossa AP e a nossa Escola. Procuramos também conseguir mais verbas para ajudar os nossos alunos.
- Reunimos com o Diretor do Agrupamento e o Sr. Presidente da Junta a fim de sabermos onde podemos colaborar, e onde podem estas entidades nos ajudar.
- Participamos na organização da Semana da leitura na Biblioteca da nossa Escola, tendo também trazido uma convidada, a escritora Raquel Azevedo.
- Criamos o concurso para o logótipo da nossa AP.
- Incentivamos as Associações do Agrupamento através das reuniões com o Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento da nossa Escola, à participação das mesmas em diversas atividades, tendo também havido partilha de informação e colaboração entre as mesmas.
- Disponibilizamos e mantemos atualizada, a página Web, http://apeb23pedroucos.blogspot.com/ com a qual se pretende manter informada a comunidade local (comunidade educativa, mas não só), do que de relevante, relativamente ao agrupamento, se vai passando. Disponibilizamos o correio eletrónico apeppedroucos@gmail.com para qualquer contacto direto com órgão executivo da Associação.
- Criamos também um espaço no Facebook (http://www.facebook.com/apep.pedroucos) onde interagimos com toda a comunidade educativa.
- Incentivamos a cooperação entre a Associação e os Órgãos de gestão do Agrupamento: Contribuímos, continuadamente, para a solução e ou minimização dos aspetos menos positivos com que a escola se debate, na perspetiva de que os alunos estão em primeiro lugar, os pais, enquanto responsáveis pelo futuro destes, em segundo lugar e em terceiro lugar virá a escola e restante comunidade.
Terminado este relatório com os agradecimentos a todos quantos colaboraram com a Associação de Pais.

Eb 2/3 de Pedrouços, 27 de Agosto de 2012
Os Membros da Direcção

Sem comentários: