“Festa do Sável e da Lampreia”

O programa “Portugal em Direto”, da RTP 1, esteve em Gondomar para noticiar a “Festa do Sável e da Lampreia”. A jornalista Ana Felício abordou, primeiro, o repovoamento de lampreia no Rio Douro (com Nuno Gomes, da “Planeta Vivo”). Logo de seguida entrevistou o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Maj. Valentim Loureiro.


A reportagem, depois, continuou no Restaurante “Estrelas do Douro” – vencedor em 2011 e, também, a unidade de restauração que mais prémios tem conseguido no concurso.


No âmbito da dinamização da 21.ª edição da “Festa do Sável e da Lampreia”, que começou a 17 de fevereiro e se prolonga até 18 de março, a RTP 1 esteve em Gondomar. O programa “Portugal em Direto”, transmitido no dia 28 de fevereiro entre as 18 e as 19 horas, veio conhecer (e divulgar!) a iniciativa do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal de Gondomar.

A jornalista Ana Felício começou com duas entrevistas nas margens do Rio Sousa. Primeiro com Nuno Gomes, da “Planeta Vivo” (empresa que tem em desenvolvimento um projeto de repovoamento de lampreia no Douro). Depois, abordando a “Festa”, com o Presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro.

Concluídas estas reportagens, a RTP “passou” para as iguarias gastronómicas. E, já no Restaurante “Estrelas do Douro”, deu a conhecer alguns dos segredos da preparação do sável e da lampreia. Refira-se, a título de curiosidade, que este restaurante tem sido, nos 21 anos de “Festa do Sável e da Lampreia”, o que mais distinções tem conseguido no concurso.

A “Festa do Sável e da Lampreia” continua em dinamização em 23 unidades de restauração concelhias. No dia 7 de março, pelas 12h00, no Auditório Municipal, realiza-se a prova de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”. Ainda no dia 7 de março, pelas 18h00, e novamente no Auditório Municipal, acontece a cerimónia de entrega de prémios e diplomas aos restaurantes participantes no concurso. Depois, entre os dias 9 e 11 de março, realiza-se no Multiusos o “Fim-de-Semana Gastronómico”.

Sem comentários: