“Património Imaterial e Memória”

Nos dias 20 e 21 de Outubro, a Área Metropolitana do Porto (AMP) organizou, no Centro Cultural de Vale de Cambra, um seminário subordinado ao tema “Património Imaterial e Memória” – iniciativa que nasce no âmbito do Conselho Metropolitano de Vereadores da Cultura.

No segundo dia do encontro coube ao Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, Fernando Paulo, moderar o debate sobre “Memórias de Arquivo e Arquivo de Memórias”.



Organizado pela Área Metropolitana do Porto, realizou-se, no Centro Cultural de Vale de Cambra, nos dias 20 e 21 de Outubro, o Seminário “Património Imaterial e Memória”. Esta iniciativa, que surgiu no âmbito do funcionamento do Conselho Metropolitano de Vereadores da Cultura, reflecte a consciência da importância da salvaguarda dos diversos domínios do Património Cultural Imaterial.


O encontro juntou, no Centro Cultural de Vale de Cambra, mais de uma centena de participantes e oradores – entre autarcas, técnicos e especialistas na temática. Já no segundo dia deste encontro, e em representação do Município de Gondomar, de salientar a presença (e intervenção) do Vereador do Pelouro da Cultura, Fernando Paulo. Abordando o tema “Memórias de Arquivo e Arquivo de Memórias”, Fernando Paulo moderou a conversa com Manuel Real (Arquivista da Área Metropolitana do Porto), Alda Themudo (do (Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner – Gaia) e ainda Rute Reimão e Paula Cunha (da Câmara Municipal do Porto).

O seminário contou com vários painéis e fóruns de discussão – para além da apresentação de distintos projectos de vários municípios e uma visita ao Museu Municipal de Vale de Cambra. A sessão de encerramento, realizada ao final da manhã do dia 21 de Outubro, contou com as presenças de Adriana Rodrigues, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vale de Cambra, e de Lino Ferreira, Presidente da Comissão Executiva Metropolitana do Porto.

Sem comentários: