Apresentação pública do livro “Vencer o Cancro”.

No passado dia 15 de Outubro, a Biblioteca Municipal de Gondomar acolheu a apresentação pública do livro “Vencer o Cancro”. Da autoria de Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro, a obra apresenta algumas das histórias do programa homónimo da SIC.

A apresentação do livro esteve a cargo de Joaquim Lindoro, Médico Urologista e Deputado da Assembleia Municipal de Gondomar – que classificou o livro como “uma obra sem compromissos comerciais e que, acima de tudo, não deturpa ou ‘explora’ os depoimentos dos doentes”.

O livro “Vencer o Cancro”, que nasceu de programa homónimo da SIC, foi apresentado em Gondomar, na Biblioteca Municipal, no dia 15 de Outubro. Lúcia Gonçalves revisita, na obra, as histórias de coragem e os bastidores de uma doença que continua, ainda, a ser muito temida. A autora destacou que o livro foi escrito, de forma assumida, com uma “linguagem muito perceptível”. Pretende, assim, conseguir chegar ao máximo de público possível. Lúcia Gonçalves esclareceu, ainda, que o livro, além do percurso dos doentes, também aborda assuntos complementares – e que visam, essencialmente, informar os leitores sobre os diferentes tipos de cancro (e as posturas e cuidados a ter).

Estando em Gondomar, Lúcia Gonçalves aproveitou para apresentar uma das reportagens emitidas no programa da SIC – o caso de Manuel Dias, de Valbom.

A sessão de apresentação do livro contou, entre outros, com a presença de Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar. Curiosamente, refira-se, Valentim Loureiro também passou, em inícios de 2010, por uma situação de cancro. Daí que, abordando o seu exemplo pessoal, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar tenha referido que, para além do muito que aprendeu sobre a temática, ficou com a convicção (ainda mais forte) da qualidade do Serviço Nacional de Saúde. “É do melhor que há, com médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar de elevada qualidade e profissionalismo”, destacou Valentim Loureiro.

Quanto ao cancro, e recordando alguns dos (seus) episódios relacionados com a doença, Valentim Loureiro disse que “há que abordar os problemas de saúde, e estes em especial, com naturalidade, não nos deixando afectar com o que possa surgir”.

Ao longo de cada capítulo do livro (de Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro) descreve-se cada um dos tipos de cancro – chamando a atenção para os sinais de alarme a que deveremos estar atentos e traçando as diferentes formas de tratamento de que hoje dispomos. Centrando-se fortemente em casos reais, a obra conta com os relatos de quem viveu a doença e conseguiu seguir em frente, de familiares e amigos que acompanharam o paciente, bem como de médicos e profissionais de saúde (na sua batalha diária pela descoberta de tratamentos e métodos de diagnóstico mais eficazes).

Com revisão científica a cargo de especialistas de cada uma das áreas, Lúcia Gonçalves e Júlio Montenegro expõem, numa linguagem acessível, os mitos que rodeiam a doença e alertam para a importância do diagnóstico precoce.

Sem comentários: