Fonte: C M Gondomar Gabinete de Imprensa

Mais de 7.100 avós juntaram-se no dia 26 de Julho, em Gondomar, no Multiusos, para comemorar o seu “Dia”. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Gondomar e pela Área Metropolitana do Porto, proporcionou, durante toda a tarde, uma imensa e divertida festa.

Espinho, Gondomar, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Santo Tirso, Vale de Cambra, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia foram os municípios que participaram no evento. E, destes municípios, foram mais de sete milhares de avós a “encher” de cor, alegria e sabedoria o Multiusos Gondomar “Coração de Ouro”.

Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, acolheu, na tarde do dia 26 de Julho, mais de 7.100 Avós – nas comemorações do seu “Dia Metropolitano” . O Multiusos Gondomar “Coração de Ouro” foi o local escolhido para um evento que já vai na sua quinta edição consecutiva.

O “Dia Metropolitano dos Avós”, é uma iniciativa, de carácter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que este grupo geracional desempenha na comunidade. Com o relevante empenho e mobilização dos municípios envolvidos na organização, o evento contou com a presença de mais de sete milhares de Avós da Área Metropolitana do Porto. O programa começou com animação Grupo “Riscos & Traços”, seguindo-se actividade física sénior com a responsável pela Associação Valboense de Dança “Dancingstars”, Maria João Correia. Depois houve ainda tempo para a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal (Foz do Douro), bem como para a actuação da “Gestrintuna” e da “Bandalusa” – num espectáculo que contou com a apresentação de Ricardo Couto e Lurdes Rodrigues.

De realçar que os municípios participantes se fizeram representar pelos respectivos Presidentes ou Vereadores de Acção Social, estando ainda presente Lino Ferreira, Presidente da Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto. No caso de Gondomar, para além da presença de Valentim Loureiro, também compareceram Fernando Paulo (Pelouro da Acção Social) e Joaquim Castro Neves (Ambiente e Desenvolvimento Económico).

Com uma recepção apoteótica – e uma forte ovação de milhares de avós – Valentim Loureiro destacou, em curta intervenção, que “os avós são pilares fundamentais da família”, defendendo ser “nosso dever e obrigação “prestar um apoio efectivo numa altura em que, cada vez mais, começam a surgir alguns problemas sociais”. O Presidente da Câmara de Gondomar usava o pronome possessivo “nosso” porque, como explicou, também ele é avô: “Tenho uma família com 11 netos!”, afirmaria orgulhoso. Para, de imediato, acrescentar que ainda acredita que venha a ter mais alguns...

Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar o papel dos avós é fulcral. “Temos que ser disponíveis, estar atentos e ajudar, com a nossa experiência, a ultrapassar as dificuldades”, destacou ainda Valentim Loureiro.

Sem comentários: