Campeonato de Futebol de Rua

Perto de 300 pessoas participaram, entre os dias 8 e 10 de Julho, na final nacional do Campeonato de Futebol de Rua – uma prova organizada pela Associação CAIS. A competição, realizada em S. Jacinto (Aveiro) juntou 16 equipas, representantes de outros tantos distritos. A edição deste ano reservou uma surpresa: a participação de três equipas femininas, que realizaram um torneio em paralelo.


Gondomar justificou os “créditos” de anos anteriores. E, apenas perdendo na final (já nas grandes penalidades...), a equipa do Centro Lúdico Municipal sagrou-se Vice-Campeã Nacional.

Com um histórico de sucesso, o Futebol de Rua é uma competição que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção no combate à fragilidade social a nível nacional. Esta é uma iniciativa da Associação CAIS, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Aveiro, da Rede Social de Aveiro, da Junta de Freguesia de São Jacinto e da Base Aérea local.


Os jovens Gondomarenses – a maior parte frequentadora do Centro Lúdico Municipal de S. Pedro da Cova – deram continuidade aos sucessos de anos anteriores. E, em 2011, sagraram-se Vice-Campeões nacionais de Futebol de Rua, apenas perdendo na final, já nas grandes penalidades, contra a equipa de Aveiro. Recorde-se que em 2010 foram campeões nacionais (sendo José Vigário chamado à Selecção), em 2009 Bruno Silva foi escolhido para integrar a Selecção Nacional no Mundial e, em 2008, a equipa de Gondomar havia-se sagrado campeã nacional de Futebol de Rua.

Mas, para além da vertente desportiva, esta prova é, ainda, complementada com várias actividades paralelas. No segundo dia do encontro, a equipa de jogadores (e respectiva claque) realizou a apresentação institucional para as restantes comitivas. Para isso optaram pela apresentação de um vídeo, criado pelos próprios jovens, onde contextualizavam o Distrito do Porto, o Concelho de Gondomar, a Freguesia de S. Pedro da Cova e, mais especificamente, o Projecto “Animar Para Capacitar”.

No terceiro e último dia da prova, nos quartos-de-final, a equipa do Distrito do Porto defrontou o conjunto de Bragança. O segundo jogo desse dia foi com a equipa da Madeira. E, mais uma vez, a vitória sorriria ao conjunto do Centro Lúdico Municipal.

Chegava, então, a grande final. Gondomar iria defrontar a equipa anfitriã do evento – de Aveiro. No final da partida registava-se um empate a sete golos... Na fase dos penaltis (de morte súbita), Aveiro conseguiu ter mais sorte... O que ditou que a equipa da casa ficasse no primeiro lugar, seguida da equipa do Porto/Gondomar. Profissionalismo, responsabilidade e empenho foram, já no final, as palavras que caracterizaram a participação dos jovens jogadores de Gondomar.

De salientar que deste Campeonato Nacional serão seleccionados os 12 melhores elementos para participar na final internacional – que decorre de 19 a 29 de Agosto, em Paris. A iniciativa foi promovida pela Associação Cais em parceria com a Câmara de Aveiro.

Sem comentários: