“Arte, design & fashion”

“Arte, design & fashion”, de Luís Balão, é a exposição que está patente, até dia 6 de Agosto, na Casa da Juventude de Rio Tinto.
São, genericamente, acessórios de moda artesanais. Feitos com materiais reciclados e, na sua maioria, tendo por base o couro/pele.



Luís Balão, que expõe até 6 de Agosto na Casa da Juventude de Rio Tinto, é um artista que durante muitos anos trabalhou na indústria do calçado, marroquinaria e vestuário. Aproveitando essa experiência profissional, decidiu, há seis anos, transpor tais conhecimentos para a produção de artesanato. Nascia, então, a marca “Artesanato Balão”. Há cerca de dois anos o artista decidiu apostar num “nicho de marcado” e começou a criar, quase exclusivamente, acessórios de moda para mulher.

A exposição, que pode ser visitada na Casa da Juventude de Rio Tinto, traduz um pouco dos cursos e workshops de joalharia e calçado frequentados por Luís Balão. O couro é, na maioria dos trabalhos, a base para elaboração das peças.

A constante renovação e a descoberta de novas maneiras de combinar os materiais são uma das apostas deste artista. A exposição é constituída por acessórios de moda artesanal. O artista apresenta, entre outros produtos, carteiras, porta-moedas, porta-chaves, anéis, pregadeiras, malas, bolsas e pulseiras.

A ideia principal dos trabalhos que Luís Balão apresenta centra-se na reutilização de materiais tão diversos como tampas de garrafas de sumo, cápsulas de café ou, até, simples bocados de plástico. A base é maioritariamente em couro ou pele.

A exposição, inaugurada a 11 de Julho, estará patente ao público até dia 6 de Agosto.

Luís Balão frequenta, presentemente, o 2.º Ano do Curso de Design de Moda (na Escola Artística Soares dos Reis).

Sem comentários: