“Comunidade de Leitores”

Depois de sete concorridas sessões da “Comunidade de Leitores”, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar decidiu proporcionar mais um encontro. Esta sessão extra, que teve lugar no dia 21 de Junho, contou com a presença de Pedro Manuel Marques – que, como “leitor” convidado, escolheu o livro “Sôbolos Rios que Vão”, de António Lobo Antunes, para análise e discussão.

Foram quatro meses de intensa “leitura” (e conversa) na “Comunidade de Leitores”, iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar. Em várias sessões, e com estratégias de abordagem distintas, a “Comunidade” contou com um vasto conjunto de dinamizadores e de livros “analisados”. Participaram, como convidados, Ana Luísa Amaral, José António Gomes, Ana Saldanha, José Matias Alves, Luís Lopes, Manuel Jorge Marmelo e Alberto S. Santos.


Resultado do sucesso da iniciativa, e como “oferta” suplementar aos participantes, realizou-se, no dia 21 de Junho, uma sessão extra – de encerramento. A dinamização desta última sessão esteve a cargo de Pedro Manuel Marques – curiosamente, ou não, um dos elementos que participou nesta “Comunidade de Leitores”.

Naquele que foi o último capítulo deste conjunto de debates, a discussão esteve centrada na obra “Sôbolos Rios que Vão”, de António Lobo Antunes.

Fernando Paulo, Vereador dos Pelouros de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, realçou, em curta intervenção inicial, o “agradável sucesso” desta iniciativa. Facto que, aliás, e por ideia apresentada por vários participantes, levará a que a Câmara Municipal de Gondomar venha, a curto prazo, a dinamizar nova edição da “Comunidade de Leitores”.

Sem comentários: