Valentim Loureiro inaugurou “Loja Social” de Gondomar

“Gabinete de Imprensa da CMGondomar”

Numa altura em que a palavra “crise” faz parte do quotidiano de muitos, e prosseguindo numa consistente política social de há vários anos, a Câmara Municipal de Gondomar inaugurou, no dia 12 de Maio, a sua “Loja Social”.

Concentrando, num único local, vários serviços, a Câmara de Gondomar pretende, assim, facilitar o acesso a distintos programas e estratégias sociais de apoio e esclarecimento.
Localizada na Rua 5 de Outubro, n.º 220, mesmo ao lado dos Paços do Concelho, a nova “Loja Social” passa a ser o pólo centralizador de vários projectos e programas de apoio desenvolvidos pela Câmara de Gondomar.


O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Valentim Loureiro, inaugurou, a 12 de Maio, a “Loja Social” do Município. Este novo espaço, afecto à Divisão de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal de Gondomar, surgiu com o objectivo de proporcionar um atendimento especializado, imediato e personalizado na área social.

Esta nova vertente é dinamizada por uma vasta e qualificada equipa multidisciplinar. Pretende-se, com estes novos serviços, avaliar, orientar e apoiar, de forma rápida, articulada e dinâmica a situação das pessoas e famílias que a ele recorram – quer seja a nível de situação sócio-económica, profissional, psicológica ou de saúde.

Apostando no constante trabalho em rede, a “Loja Social” assume-se como um serviço de maior proximidade entre munícipes e Autarquia. Para Valentim Loureiro, este novo espaço “foi construído a pensar na resolução dos problemas de todas as pessoas que se dirigem, de forma cada vez mais notória, aos serviços sociais da Câmara”. Destacando que “mais importante do que as instalações são os serviços que nelas se prestam”, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar considera que o investimento na requalificação da “Loja Social” (cerca de 120.000 euros) “é uma verba bem aplicada e que irá gerar retorno, principalmente para a população mais carenciada”.

Quando a expressão “crise” começa a fazer parte do quotidiano de quase todos, Valentim Loureiro apelou, por isso, à necessidade de uma constante atenção para as políticas sociais. “Algo que nós, em Gondomar, já fazemos há muitos anos…”, acrescentou.

À cerimónia compareceram, entre muitos outros convidados, os vereadores camarários José Luís Oliveira, Daniela Himmel, Fernando Paulo e Joaquim Castro Neves. Além de autarcas de freguesia, representantes de associações locais e estabelecimentos de ensino, também estiveram nesta cerimónia a Directora do Centro de Emprego de Gondomar, Anabela Sousa, e Carlos Sousa, Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Gaia e Gondomar (em representação da DREN).

A nova “Loja Social”, estrategicamente localizada no centro de Gondomar e de fácil acesso, entrou de imediato em funcionamento – sendo que, alguns minutos após a abertura, já vários utentes estavam em atendimento.



Serviços afectos à “Loja Social”:

– Programa DÁ – Directo Apoio a Famílias Carenciadas

– Clube “Idade Mais”

– Gabinete de Acção Social

– Gabinete de Intervenção Psicológica

– Gabinete de Inserção Profissional

– Espaço “Ser Mãe”

– Espaço “Ser Família”

– Gabinete “Visitadoras Domiciliárias”

– Gabinete de Igualdade

– Gabinete da Saúde


– Banco Local de Voluntariado

Sem comentários: