“Sílvio, o Domador de Caracóis”

Realizou-se, na Biblioteca Municipal de Gondomar, a apresentação do livro “Sílvio, o Domador de Caracóis”, obra da autoria de Francisco Duarte Mangas. A cerimónia, que também assinalou o Dia Internacional do Livro Infantil, contou ainda com uma actuação do Coral Infanto-Juvenil do Orfeão de Gondomar.
O Dia Internacional do Livro Infantil assinala-se a 2 de Abril. Esta é uma data celebrada desde 1967 por iniciativa da Organização Internacional para o Livro Infantil e Juvenil. Para comemorar este dia, um pouco por todo o mundo, são muitas as iniciativas promovidas. E, em Gondomar, a data também não foi esquecida...


O Dia do Livro Infantil é organizado, com inúmeros eventos, pelo mundo fora, pelo “International Board on Books for Young People” (IBBY). E, na Biblioteca Municipal de Gondomar, para além de se falar da literatura para crianças e jovens, foi ainda apresentada a obra “Sílvio, o Domador de Caracóis”, livro da autoria de Francisco Duarte Mangas (editado pela “Caminho”).

A apresentação do livro, para além do autor, contou com as presenças de Liliana Pires, do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, e de José Oliveira, em representação da Editorial “Caminho”.

Numa sessão essencialmente dedicada aos livros para jovens, destaque para o representante da Editorial “Caminho” que considerou “relevante o facto da Câmara Municipal de Gondomar desde há muitos anos comemorar esta data”, traduzindo tal “um constante esforço e empenho desta autarquia em apostar na promoção do livro e da leitura”. Quanto à obra, José Oliveira disse ser “um livro que se transforma de narrativa em poesia”, classificando-o como um texto que “está muito ligado ao concreto e ao mundo da natureza”.

No dia em que passam 206 anos sobre o nascimento do autor dinamarquês Hans Christian Andersen – e que é a data internacionalmente escolhida para se “comemorar” o livro infantil e juvenil –, foram muitos os que compareceram no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar. Além do livro apresentado, e da sessão de autógrafos com o autor, houve ainda oportunidade para se ouvir uma actuação dos mais jovens coralistas do Orfeão de Gondomar (coordenados pela responsável pelo Coral Infanto-Juvenil, Raquel Costa).

Francisco Duarte Mangas, autor de “Sílvio, o Domador de Caracóis”, nasceu em Vieira do Minho em 1960. Jornalista, poeta e ficcionista, tem uma já extensa (e premiada) bibliografia.

2 comentários:

Rali Siqueira disse...

- Um país que investe, no desenvolvimento intelectual de suas crianças.
- É sim de fato, um país que encontrou ,o caminnho para solucionar, "Todos os problemas."
- A criança que tem infância!!! Será sempre um adulto construto,nunca destruidor.
-Parabéns!

Anónimo disse...

- Um país que investe, no desenvolvimento intelectual de suas crianças.
- É sim de fato, um país que encontrou o caminho, para solucionar " todos os problemas."
- A criança que tem infância,será sempre um adulto construtor,nunca destruidor.
- Parabéns.