Loja do Cidadão de Gondomar

Foi inaugurada hoje, 18 de Abril, a “Loja do Cidadão de Gondomar”. Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, esteve acompanhado, entre outros pelo Ministro da Justiça, Alberto Martins e pelos Secretários de Estado José Magalhães e Maria Manuel Marques Leitão (da Administração Interna e da Modernização Administrativa, respectivamente).
Localizada no Largo Luís de Camões, em Gondomar (S. Cosme), a nova “Loja do Cidadão” tem uma área de total de perto de 700 metros quadrados. Funciona nos dias úteis das 09h00 às 16h00 e conta com vários balcões especializados de serviços públicos.

A “Loja do Cidadão de Gondomar” surge como resultado de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Agência para a Modernização Administrativa – que determinou, para o Concelho de Gondomar, a criação de uma “Loja do Cidadão 2.ª Geração”.
Com a abertura desta “Loja do Cidadão”, passam a estar disponíveis 29 destes espaços no país. E, refira-se, mais de 90 milhões de atendimentos foram já realizados na rede de “Lojas” gerida pela Agência para a Modernização Administrativa.
O Balcão Multi-serviços (BMS) é um dos traços mais inovadores das “Lojas do Cidadão de 2.ª Geração”, permitindo a realização de diversos serviços simples de diferentes entidades da Administração Central. Com uma só senha, os cidadãos podem, por exemplo, substituir a sua carta de condução, pedir o seu subsídio de doença, tratar do Cartão do Cidadão ou fazer uma reclamação junto da Direcção Geral do Consumidor. EDP, “Casa Pronta”, registo predial, civil, comercial e de automóveis são outros dos serviços em funcionamento. Para além destas vertentes ainda estão a ser ultimados pormenores que podem, num futuro breve, vir a trazer mais serviços para esta “Loja do Cidadão”. Finanças, águas e telecomunicações são algumas das possibilidades.
Esta “Loja do Cidadão” representa, globalmente, um investimento de cerca de um milhão de euros. O plano de expansão da rede prevê, ainda, a abertura de mais 18 “Lojas”.

Sem comentários: