Loja do Cidadão de Gondomar

A Loja do Cidadão de Gondomar abriu, já com quase todos os seus serviços na plenitude, na passada segunda-feira (11 de Abril). Esta nova valência surge como resultado de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Agência para a Modernização Administrativa – que determinou, para o Concelho de Gondomar, a criação de uma “Loja do Cidadão 2.ª Geração
A Loja tem um balcão multiserviços no qual, entre outros, se podem resolver assuntos relacionados com o Cartão do Cidadão, carta de condução ou registo criminal. Para além, também, de oferecer serviços da EDP, “Casa Pronta”, registo predial, civil, comercial e de automóveis. Funcionam, ainda, todos os serviços de apoio relacionados com heranças e compra e venda de propriedades.

Para além destas vertentes ainda estão a ser ultimados pormenores que podem, num futuro breve, vir a trazer mais serviços para esta “Loja do Cidadão”. Finanças, águas e telecomunicações são algumas das possibilidades.

A “Loja do Cidadão 2.ª Geração” está instalada no Largo Luís de Camões, em Gondomar (S. Cosme), numa zona já reservada para vários serviços públicos – na qual, por exemplo, já estão em funcionamento a Polícia Municipal, os Serviços de Protecção Civil ou o Departamento de Habitação Social.

A “Loja do Cidadão Segunda Geração” de Gondomar representa, globalmente, um investimento de cerca de um milhão de euros. Num espaço com cerca de 700 metros quadrados, ficam concentrados diversos serviços, permitindo aos Gondomarenses resolverem vários assuntos num só local – com a grande vantagem de não terem de se deslocar ao Porto.

Esta nova estrutura funcionará de segunda a sexta-feira, no horário compreendido entre as 09h00 e as 16h00.

Resultado de acordo de colaboração com a Agência de Modernização Administrativa, as novas estruturas caracterizam-se por serem um ponto privilegiado de contacto com os serviços públicos da Administração Central e Local, assim como de serviços privados conexos, adequando as vertentes às necessidades prioritárias dos cidadãos residentes em cada um dos concelhos onde surgem. Os novos modelos de “Loja do Cidadão” implicam, não apenas um maior número de serviços mas, antes, serviços organizados de forma mais conveniente e adaptada às necessidades das populações.

Sobre a nova “Loja do Cidadão”, Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, salienta que “esta é uma forma muito prática de contribuir para melhorar os serviços prestados a todos os Gondomarenses”.

Sem comentários: