Gondomar assinala as comemorações do “Dia da Floresta e Água”

Como forma de assinalar as comemorações do Dia da Floresta e Água, a Câmara Municipal de Gondomar, por intermédio do Pelouro do Ambiente, delineou um vasto conjunto de actividades. Assim, em Março, as actividades centrar-se-ão na plantação de 4.350 árvores, na reflorestação nas margens dos rios Sousa e Ferreira, na atribuição de 150 ameixoeiras às escolas públicas do Concelho e, ainda, nos trabalhos de limpeza das margens do Rio Ferreira.

O ano de 2011, foi proclamado pelas Nações Unidas, como o Ano Internacional das Florestas - com o mote “Floresta para todos!” – e pretende levar a sociedade a reflectir sobre os bens e serviços que as florestas proporcionam.
As florestas, são um benefício inigualável, dão abrigo, e alimento às populações, são repositório de biodiversidade, habitat de flora e fauna, e contribuem para a qualidade da água, para a amenidade do clima e para o ambiente.
Num ano, em que a comemoração do Ano Internacional da Floresta se conjuga com o Ano do Voluntariado Jovem, promovem-se campanhas por todos o país – destinadas a mobilizar todos os cidadãos que voluntariamente, e independentemente da idade, pretendam contribuir para diminuir a sua pegada carbónica, demonstrando o papel central das pessoas na gestão, conservação e desenvolvimento sustentado de todos os tipos de floresta.
Gondomar não ficou indiferente a esta iniciativa e, como tal, aproveita a comemoração do Dia Mundial da Floresta e Água, celebrados anualmente a 21 e 22 de Março, respectivamente, para com as escolas e população do Concelho promover a reflorestação de terrenos agrícolas, florestais e as margens ribeirinhas.
As actividades promovidas pelo Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar contam com o apoio do programa PRODER – Plano de Aquisição de Competências e Animação (PACA 2009-2011).

Este é o programa de acção planeado para o mês de Março:
De 16 a 25 de Março
Plantação de 4.350 árvores por 250 alunos, em terrenos agrícolas/florestais nas freguesias de Covelo e Lomba (no âmbito do PRODER, com o apoio da Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto).

Dia 20 de Março
Acção de reflorestação nas margens dos rios Sousa e Ferreira, promovida em parceria com a APRISOF - Associação de Protecção dos rios Sousa e Ferreira. Encontro pelas 10h00 junto ao Centro de Saúde de Foz de Sousa. A Câmara Municipal de Gondomar irá ceder as 30 árvores que vão ser plantadas, assim como t-shirts para todos os participantes.

A partir de 21 de Março
Atribuição de uma ameixoeira às escolas públicas do Concelho, com espaço de jardim livre. Serão entregues 150 ameixoeiras, com objectivo de dar continuidade à campanha de sensibilização ambiental iniciada em 2009 de promover a plantação de árvores de fruto nas escolas. Às escolas já foram cedidas, em anos anteriores, laranjeiras, tangerineiras, pereiras e macieiras.

Em Março
A temática da água será reforçada com o início dos trabalhos de limpeza das margens do Rio Ferreira, dando cumprimento ao protocolo estabelecido com as autarquias de Paços de Ferreira, Paredes e Valongo, de limpeza, valorização e reflorestação desta linha de água.

Sem comentários: