“Comunidade de Leitores” começou com as “Novas Cartas Portuguesas”

Teve a 9 de Março o início a “Comunidade de Leitores”, uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar que se prolonga até 8 de Junho. O primeiro encontro teve como convidada a escritora Ana Luísa Amaral – que colocou em debate o livro “Novas Cartas Portuguesas”. Coube ao Vereador do Pelouro de Educação e Cultura, Fernando Paulo, fazer a abertura de uma iniciativa que, durante quatro meses, terá um vasto conjunto de dinamizadores e de livros “analisados”.

A “Comunidade de Leitores” consiste no encontro de um grupo de pessoas que se juntam, periodicamente, para conversar sobre livros cuja leitura foi proposta pelo dinamizador. A experiência da leitura é sempre íntima e individual, feita em casa por cada um dos participantes. Mas essa experiência é, depois, enriquecida pela partilha de opiniões, comentários e pontos de vista que ocorre nos encontros, permitindo a descoberta de outras formas de interpretar o livro analisado.
O objectivo da “Comunidade de Leitores” não é produzir dissertações académicas, nem fazer análises textuais aprofundadas das obras lidas. E, muito menos, avaliar o tipo de leitura feito pelos participantes. Como referiu na abertura informal da “Comunidade” o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, Fernando Paulo, “o que se pretende é partilhar o prazer da leitura com outros leitores, descobrindo e confrontando os pontos de vista dos participantes sobre aquilo que leram”.
O primeiro encontro realizou-se ontem, 9 de Março, na Biblioteca Municipal de Gondomar. A “Comunidade de Leitores” teve início com a presença da escritora Ana Luísa Amaral – que trouxe para debate o livro “Novas Cartas Portuguesas”. A “Comunidade” contará ainda com as presenças, enquanto dinamizadores/as, de José António Gomes, Ana Saldanha, José Matias Alves, Luís Lopes, Manuel Jorge Marmelo e Alberto S. Santos.
De realçar que continuam abertas as inscrições para a “Comunidade de Leitores”. A inscrição para as sete sessões implica um custo de 10 euros. A inscrição por sessão única é de 5 euros.

— Programa
9 de Março – Ana Luísa Amaral
23 de Março – José António Gomes
13 de Abril – Ana Saldanha
27 de Abril – José Matias Alves
11 de Maio – Luís Lopes
26 de Maio – Manuel Jorge Marmelo
8 de Junho – Alberto Santos

Sem comentários: