“Janeiras” na Câmara.


O Grupo de Animação e Cultura da Comunidade Paroquial de S. Cosme e S. Damião visitou a Câmara Municipal de Gondomar para, na tarde de dia 30, cantar as “Janeiras”.

E, da Câmara, continuaram com o périplo de cantar as Janeiras por outros locais da freguesia.



As “Janeiras”, ou cantar as Janeiras, é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos que se passeiam pelas ruas, no início do ano, cantando e tocando, desejando um Feliz Ano Novo. Assim aconteceu no dia 30 de Janeiro, com o Grupo de Animação e Cultura da Comunidade Paroquial de S. Cosme e S. Damião. Depois de uma passagem pelos Paços do Concelho, local onde foram recebidos pelo Assessor de Imprensa da Câmara, os elementos de todas as zonas da Paróquia de S. Cosme continuaram a cantar as “Janeiras” pelas principais ruas da cidade.



Como sempre, e num espírito de comunhão, o Grupo de Animação e Cultura da Comunidade Paroquial de S. Cosme e S. Damião escolhe versos adequados às “Janeiras”. As quadras, este ano, foram retiradas do livro de poesias “A Família em Janeiras”. Mas, também como manda a tradição, em alguns dos locais onde este grupo canta as “Janeiras”, os versos são adaptados à entidade (ou pessoa) que os recebe. E, na Câmara de Gondomar, “Nesta quadra natalícia / Aqui nós vimos cantar / Ao nosso bom Presidente / Para o felicitar”. Completando, depois, com “Aos senhores Vereadores / Boas Festas vimos dar / Nesta data tão festiva / Nesta quadra singular”.

Sem comentários: