Festa do Sável e da Lampreia


Realiza-se, no dia 18 de Fevereiro, a apresentação pública da 20.ª edição da “Festa do Sável e da Lampreia”. Ao longo dos meses de Fevereiro e Março, a Gastronomia será o ingrediente principal de um diversificado conjunto de iniciativas. Destaque para as iguarias (sável e lampreia) servidas em 25 restaurantes do Concelho. E, também, para o “Fim-de-Semana Gastronómico”, a ter lugar no Multiusos entre os dias 11 e 13 de Março.


Numa iniciativa do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, com a “Festa do Sável e da Lampreia” pretende-se, em primeiro lugar, divulgar as potencialidades gastronómicas do Concelho. Ao mesmo tempo, em parceria com várias unidades e restauração, também se promove a economia local.
Este evento assume-se, nesta sua 20.ª edição, como um factor impulsionador da preservação e valorização da gastronomia tradicional portuguesa – aumentando e reforçando a visibilidade dos restaurantes participantes.
Para além do “Fim-de-Semana Gastronómico”, que se realiza entre os dias 11 e 13 de Março no Multiusos Gondomar “Coração de Ouro”, existem outras iniciativas a assinalar. Decorrerá (entre 18 de Fevereiro e 4 de Março) o Concurso “Saberes com Sabor”. No dia 2 de Março, no Auditório Municipal, realiza-se a prova de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”. No dia 11 de Março, novamente no Multiusos, e assinalando-se a conclusão do “Fim-de-Semana Gastronómico”, realizar-se-á a cerimónia de Entrega de Prémios e Diplomas aos restaurantes e artesãos que participam nesta iniciativa.


Programa da 20.ª edição da “Festa do Sável e da Lampreia”

• Apresentação da “Festa” – 18 de Fevereiro
• “Festa do Sável e da Lampreia” nos restaurantes participantes – 18 de Fevereiro a 20 de Março
• Concurso de Artesanato “Saberes com Sabor” – 18 de Fevereiro a 4 de Março
• Concursos de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito” – 2 de Março
• 7.º Fim-de-Semana Gastronómico – 11, 12 e 13 de Março
• Entrega de Prémios e Diplomas – 11 de Março

Sem comentários: