XVII Encontro Nacional de Janeiras.




Realizou-se, no dia 8 de Janeiro, no Auditório Municipal de Gondomar, o XVII Encontro Nacional de Janeiras. A iniciativa, dinamizada em parceria entre o Rancho Regional de Fânzeres e o Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, contou com a participação da Academia de Danças e Cantares do Norte, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima, do Grupo Etnográfico de Lorvão e, ainda, do Rancho de Figueiredo de Alva. Para além do grupo promotor, o Regional de Fânzeres.


O Rancho Folclórico de Fânzeres, em parceria com Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, realizou, no dia 8 de Janeiro, no Auditório Municipal, o XVIII Encontro de Janeiras “Cidade de Gondomar”.
Depois de ao final da tarde os grupos participantes terem sido recebidos, pelo Vereador Fernando Paulo, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gondomar, seguir-se-ia, ao princípio da noite, um interessante espectáculo no Auditório Municipal. Para além do cantar das Janeiras, o Grupo de Teatro do Rancho Regional de Fânzeres ainda complementou este evento cultural com pequenas animações cénicas que, entre a participação dos conjuntos, assegurava continuidade no espectáculo e criava, ainda, um ponto de inegável interesse – e, até, diversão.
Além do Rancho Regional de Fânzeres, promotor do evento, foram convidados grupos folclóricos de várias zonas de Portugal, pretendendo, desta forma, mostrar como é vivida a tradição das Janeiras um pouco por todo o país.
Este ano, integraram o encontro a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima (Ourém), o Grupo Etnográfico de Lorvão (Penacova) e, ainda, o Rancho Folclórico de Figueiredo de Alva (S. Pedro do Sul).
Este encontro, que, simbolicamente, marcou o início da actividade cultural do Concelho para o ano de 2011, tinha como principal objectivo contribuir para a divulgação de uma tradição que urge preservar.
As Janeiras, ou cantar as Janeiras, é uma tradição que consiste na reunião de grupos, formais ou informais, que se passeiam pelas ruas, no início do ano, cantando e tocando. E, em paralelo, desejando um Feliz Ano Novo.

Sem comentários: