SIC Esperança entrega Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar....



A “SIC Esperança” fez, no dia 20 de Janeiro, a entrega simbólica de um cheque de 18.288 euros à Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar. O projecto da cozinha comunitária, elaborado por esta instituição de Gondomar, foi o grande vencedor dos prémios “Escola Solar” – promovidos pela “SIC Esperança”. O prémio foi entregue por Mercedes Pinto Balsemão.


Esta doação resultou de uma candidatura espontânea por parte da Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar à edição 2010 dos prémios “SIC Esperança”. Trata-se, na prática, de um donativo superior a 18.000 euros que se destinam ao apetrechamento da cozinha comunitária.


O mês de Fevereiro é apontado como a data de final de obras do projecto da cozinha comunitária – que tem como principal objectivo apoiar as famílias mais carenciadas da freguesia de Gondomar (S. Cosme).

Nessa valência da Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar irão exercer funções alguns voluntários mas, também, os próprios beneficiários da instituição. Ao todo, diariamente, serão confeccionadas até 150 refeições nesta cozinha comunitária.

José Macedo, Presidente da Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar, considera que este é um projecto de grande importância, não só a nível da freguesia mas, também, municipal.

Compareceram na cerimónia, para além de técnicos, voluntários e dirigentes da Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar, o Padre Alípio Barbosa e, também, o Vereador do Pelouro de Acção Social da Câmara, Fernando Paulo.

Mercedes Pinto Balsemão, Presidente da “SIC Esperança”, realçou que a candidatura da associação de Gondomar se destacou entre cerca de uma centena de projectos – “devido ao seu carácter inovador, ao seu aspecto multi-funcional e por envolver muitos voluntários”, acrescentou. Mas, mesmo elogiando a candidatura vencedora de Gondomar, Mercedes Balsemão destacou o valor dos restantes projectos. Afirmando, aliás, que “foi extremamente difícil escolher, já que eram todas muito boas”.

A cozinha comunitária funcionará na Junta de Freguesia de S. Cosme, até à conclusão das novas instalações da Associação para o Desenvolvimento Social de Gondomar (situadas no Quartel dos Bombeiros Voluntários). A “SIC Esperança” associou-se, já, a mais de 60 campanhas de cariz humanitário, angariando mais de dois milhões de euros e beneficiando, directamente, quase 20.000 pessoas.

Sem comentários: