Paulo Ferreira: “Dever Cumprido”



Apresentação da biografia no Auditório Municipal de Gondomar.
O Auditório Municipal de Gondomar recebe, no dia 29 de Janeiro, pelas 17h00, a apresentação do livro “Paulo Ferreira – Dever Cumprido”. Da autoria de José Magalhães Castela, o livro “Paulo Ferreira – Dever Cumprido”, é a biografia de um dos mais célebres ciclistas portugueses e, também, de nome incontornável no panorama desportivo do Concelho de Gondomar.

A apresentação da obra, editada pela Associação “Gondomar Cultural”, contará com as presenças do autor, José Magalhães Castela, assim como do biografado, Paulo Ferreira.
Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar – autarquia onde Paulo Ferreira desempenha actividade profissional – refere no Prefácio da obra que o livro é uma homenagem “a um homem que foi um dos grandes profissionais do Ciclismo em Portugal”, acrescentando que durante os 16 anos de carreira profissional, como atleta e praticante, “sempre honrou e dignificou a cidade de Gondomar, juntando-se, assim, a outros grandes nomes do ciclismo Gondomarense, como o foram Império dos Santos, Moreira dos Santos, Cosme de Oliveira e José Santos”.
Mas o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar também caracteriza Paulo Ferreira como “um Homem honrado e estimado pelos seus concidadãos, pessoa com qualidades cívicas e de intervenção na sociedade que são, a todos os títulos, exemplares”.
Não obstante Paulo Ferreira ter deixado o Ciclismo, como profissão, mantém a bicicleta como paixão – nomeadamente em horário pós-laboral, em aulas de manutenção que proporciona.
Paulo Ferreira nasceu no Porto mas sempre viveu em Gondomar. E foi em neste Concelho, no Centro Ciclista de Gondomar, que “nasceu” para o Ciclismo. Como corredor profissional integrou as principais equipas de ciclismo nacionais.
“Paulo Ferreira – Dever Cumprido”, a obra que a Associação Gondomar Cultural edita, faz um trajecto, em etapas, pela história de um jovem ciclista que aproveitou todas as oportunidades que o desporto lhe proporcionou.
Paulo Ferreira foi galardoado com a Medalha de Prata de Mérito Desportivo, outorgada pelo Município de Gondomar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos Parabens a este Capeão gondomarenses tem muito orgulho neste grande homem gondomarense.pararbens Paulo Ferreira,só te quero dizer que me honro de te ter como amigo e grande cilcista mas muito mais com homem humano e muito querido em gondomar obrigada Paulo Ferreira