“Linha Laranja" viagem técnica e experimental.


No dia em que a rede do Metro do Porto comemora oito anos, realizou-se a primeira viagem da “Linha Laranja”, cujo início da operação comercial está previsto para 2 de Janeiro.



Sendo técnica e experimental, a viagem de hoje transportou, a bordo das composições, elementos do Conselho de Administração da Metro e representantes das Câmaras do Porto e de Gondomar, entre outros convidados. Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, foi um dos primeiros utilizadores deste novo meio de transporte.



Apesar desta viagem inaugural, os passageiros só deverão poder começar a circular nas composições na última semana do ano. Para dar a conhecer o novo serviço, entre o Natal e o Ano Novo, as viagens serão “à borla”.

O início da exploração comercial esteve apontado para o final do ano, mas como obrigará a reajustar os horários de toda a rede, foi adiada para o início de 2011.

Sete quilómetros de extensão, dez novas estações e um investimento de 135 milhões de euros traduzem, de forma muito resumida, a chegada do Metro ao Concelho de Gondomar.

As composições vão ter uma frequência de 15 minutos em hora de ponta e vão demorar cerca de 18 minutos a percorrer a viagem entre Fânzeres e o Estádio do Dragão. Na Linha F, do lado do Porto, depois do Estádio do Dragão, o metro tem paragens em Contumil, Nasoni e Nau Vitória. Chegando a Gondomar, a primeira paragem é na estação da Levada, depois Rio Tinto, Campainha, Baguim, Carreira e, finalmente, Fânzeres.

Sem comentários: