“Oficinas de Moda” de Marisa Silva na Casa da Juventude de Rio Tinto.



“Do velho se faz novo” foi o tema proposto para o Workshop “Oficinas de Moda”, realizado na Casa da Juventude de Rio Tinto (no passado dia 20 de Novembro). Este foi um workshop direccionado para a área do estilismo, orientado por Marisa Silva.



A acção decorreu na Casa da Juventude de Rio Tinto, ocupando toda a tarde do passado dia 20 de Novembro. Este workshop tinha como objectivo dar a conhecer técnicas, materiais e formas de reutilizar vestuário e acessórios, atribuindo-lhe novas identidades. Os participantes estudaram as formas de desconstrução de cada objecto, conservando apenas alguns elementos, com os quais criaram peças originais.

Esta acção assumiu-se como uma alternativa às tradicionais compras, mantendo e valorizando o estilo com a reutilização de peças que, eventualmente, iriam acabar no lixo – transformando-as em peças exclusivas.

Marisa Silva, responsável pelo workshop, destaca que o que a levou a realizar esta acção, mais do que a crise ou a necessidade de fazer poupanças em todas as áreas, foi, também, divulgar alguns dos conhecimentos que lhe foram transmitidos pela avó paterna – “que partilhou, para além da sabedoria agreste, o dom da proactividade, palavra que nem sequer conseguiria pronunciar mas que estava mais inerente nela do que em alguns dos meus professores de faculdade que, teoricamente, divagaram horas sobre este assunto”.

Das camisolas que Marisa Silva, com quatro anos, desfazia, a avó incentivava-a a “fazer magia... tapetes, mantas, almofadas e xailes”. E foi este tipo de incentivo – à construção e desconstrução – que Marisa Silva tentou transmitir no workshop realizado na Casa da Juventude de Rio Tinto.

A iniciativa contou com os apoios do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Gondomar, da Casa de Juventude de Rio Tinto e da ARGO.

Sem comentários: