“Jóias que contam histórias” de Marisa Silva.


Exposição na Casa da Juventude de Rio Tinto

A Casa da Juventude de Rio Tinto acolhe, entre os dias 2 e 27 de Novembro, a exposição de joalharia urbana de Marisa Silva. “Jóias que contam histórias” é o título da exposição. Na qual, com uma solução curiosa, Marisa Silva une duas das suas paixões artísticas: pintura e joalharia. 







Intitulada “Jóias que contam histórias”, esta exposição estará patente ao público até 27 de Novembro, de 2.ª a 6.ª das 10h00 às 22h00 e aos Sábados das 14h00 às 23h00.


Marisa Silva está ligada ao concelho de Gondomar por nascimento e residência. Natural e residente na freguesia de Foz do Sousa, desde 1980 que vive com os ares e realidades desta região.


Como refere Marisa Silva, “O que torna uma jóia especial é a sua história, quer seja ela uma lenda que atravessou gerações ou um conto por inventar.” Assim, a cada peça desta exposição está associada uma história… A título de exemplo: “A raposa e o mocho”, “Era uma vez na Sicília”, “A lenda do chá” ou “Lendas da Amazónia e da Índia”. Assim, os colares, pulseiras e pregadeiras expostos como obras de arte sobre os textos, transportam-nos para o imaginário das lendas e dos contos tradicionais.


Academicamente, Marisa Silva sentiu que a sua vocação estava nas artes e no trabalho de mãos. Frequentou e concluiu o Curso de Artes Visuais na Escola Soares dos Reis, no Porto. Presentemente requenta o curso de Design na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Como artista, é pintora, designer de bijuteria, desenvolve workshops em colaboração com a ARGO e dedica-se, também, ao desenho de mobiliário.


Expôs pela primeira vez em 2004, numa exposição colectiva realizada em Gondomar. Expõe essencialmente Pintura e Joalharia Urbana. Desde 2004 que já participou em diversas exposições individuais e colectivas.


No âmbito de uma iniciativa do Gabinete de Apoio ao Artesão (da ARGO), que pretendia levar o artesanato às escolas do concelho, Marisa Silva apresentou os seus trabalhos artesanais às novas gerações – expondo na Escola EB2,3 de Gondomar e EB2,3 de Valbom.


Mais informações (e muitas imagens e trabalhos) em http://lustycapuccino.blogspot.com/

Sem comentários: