Apresentação do livro “Abuso de Crianças e Jovens” de Teresa Magalhães.


No próximo dia 19 de Novembro, pelas 21h30, realiza-se na Biblioteca Municipal de Gondomar a apresentação do livro “Abuso de Crianças e Jovens”, obra da autoria de Teresa Magalhães.

A iniciativa é do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar.


A apresentação deste livro surge integrada na “Semana Social”, iniciativa que decorre de 15 a 20 de Novembro e está integrada no Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Em 2004, em entrevista ao jornal “Público”, Teresa Magalhães fazia um curto “retrato” do seu primeiro caso: “Foi um pai que queimou uma filha por causa de uma asneira. A mãe apresentou queixa e resolveu retirá-la quando percebeu que as coisas poderiam evoluir negativamente para o marido, quando percebeu que ele podia ir preso. Disse-me na cara: ‘Olhe, senhora doutora, é ele que nos sustenta, vou levar a minha filha…’. E levou mesmo. A dependência económica cala muita gente.”
Teresa Magalhães nasceu no Porto em 1962. É médica legista e doutorada em sociologia médica. É directora da Delegação do Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal, professora convidada da Universidade do Porto na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biomédicas “Abel Salazar”, e presidente da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal.
Investigadora na área da violência doméstica, é também fundadora da “Mais Criança”, uma cooperativa de profissionais para profissionais que trabalham com menores em risco.
Tem dedicado grande parte do seu trabalho à avaliação pericial de vítimas de violência, bem como ao ensino, formação e investigação científica sobre esta matéria. Coordena um curso de formação profissional sobre o “Abuso em Crianças e Jovens” e conta com diversas publicações nacionais e internacionais nesta área, destacando-se dois livros relativos à questão dos maus tratos e violência doméstica em crianças e jovens.

Sem comentários: