Inauguração das obras de ampliação e beneficiação de cinco escolas e as Comemorações do Centenário da República

O Programa de Comemorações do Centenário da República visa promover a reflexão sobre a herança cívica, democrática e cultural da República e do republicanismo no nosso País, a renovação da relação entre a República e os cidadãos e a reafirmação dos valores da dignidade da pessoa humana, da liberdade, da igualdade e da justiça.


O Programa do Centenário, nomeadamente através do eixo "República nas Escolas", reúne um largo conjunto de iniciativas mobilizando a população em idade escolar para as comemorações do Centenário da República, associando-a às características próprias do regime republicano e aos valores da cidadania numa sociedade democrática, integrando as acções e os programas desenvolvidos em cada escola, estimulando todas as escolas do País à participação activa e criativa.

As iniciativas desenvolvidas no âmbito deste eixo programático, em articulação com outros eixos do Programa, permitem evocar os modelos educativos e pedagógicos promovidos pelo republicanismo e a I República, integrados no quadro de democratização do ensino e de valorização da cidadania que lhes estiveram associados, e que constituem hoje uma herança inegável dos princípios educativos que orientam a Escola do presente e projectada para o futuro.

Tendo presente esta herança histórica, e no quadro de reafirmação dos valores educativos que lhe estão associados, foi adoptada uma Resolução do Conselho de Ministros, em articulação com a Comissão Nacional, com vista a incluir no Programa das Comemorações do Centenário da República uma acção de inauguração simultânea, à escala nacional, de novas escolas e centros escolares, ou da sua requalificação.

Gondomar aderiu a esta iniciativa, através da inauguração das obras de ampliação e beneficiação de cinco Escolas, num investimento total de €4.300.000,00, beneficiando 1011 alunos.



Convido-os para, amanhã, dia 5 de Outubro, 3.ª feira, acompanharem a inauguração das obras de ampliação e beneficiação de cinco escolas (EB 1 – 1.º Ciclo) em Gondomar.

A iniciativa contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Maj. Valentim Loureiro, e da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Drª Fernanda Carmo. O ideal, em termos de reportagem, será a última inauguração (11h45).



Escolas e horários:

• 09h45 – ESCOLA BÁSICA DA ARROTEIA

– Rua dos Bombeiros Voluntários – Valbom

• 10h15 – ESCOLA BÁSICA DE S. CAETANO 1

– Rua dos Regueiras – Monte da Burra - Rio Tinto

• 10h45 – ESCOLA BÁSICA DE SEIXO

– Rua dos Crisântemos – Fânzeres

• 11h15 – ESCOLA BÁSICA DO PASSAL

– Rua Nova do Passal – S. Pedro da Cova

• 11h45 – ESCOLA BÁSICA DA BELA VISTA 2

– Estrada D. Miguel – Fânzeres

Sem comentários: