Feira das Nozes

Setembro e (principalmente) Outubro são os meses das tradicionais festividades da “Romaria do Rosário”. Ou, como por muitos é designada, “Feira das Nozes”. Assinalam-se as mais marcantes festividades do Concelho de Gondomar.


Gondomar “movimenta-se” com as Festas Concelhias, organizadas pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal e Confraria de S. Cosme, S. Damião e Nossa Senhora do Rosário. De 4 de Setembro a 10 de Outubro são muitas as actividades dirigidas a públicos-alvo diferentes, mas capazes de fazerem as delícias de todos.
As Festas começaram no dia 4 de Setembro, com a Feira do Livro de Gondomar. Já na sua 9.ª edição, a Feira do Livro realizou-se no Largo do Souto. O evento terminou a 10 de Setembro.
Ainda do programa consta o 15.º Festival de Música Moderna Portuguesa de Gondomar, entretanto já finalizado, e que pretende dar exposição pública às designadas “bandas de garagem”.
Nos dias 10 e 11 de Setembro, as ruas do Concelho voltaram a receber mais uma edição do Rali de Gondomar.
Direccionado a um público mais jovem, o concerto com “Os Azeitonas” abriu o programa musical. Foi no dia 18 de Setembro, no Largo do Souto – que esteve repleto para apreciar a actuação de uma das mais recentes bandas em destaque no panorama musical português.

Música
A música é outro dos componentes que atrai inúmeros visitantes às Festas do Concelho de Gondomar. Este ano apostou-se num cartaz diversificado.
Os “Expensive Soul”, uma das bandas mais reconhecidas, actualmente, pelo público jovem, vão apresentar o seu mais recente álbum. A Banda de Leça da Palmeira, que actua hoje, dia 1 de Outubro, pelas 21h30, tornou-se um dos grandes ícones nacionais do movimento R&B e funk. A fechar o ciclo de concertos, Rui Bandeira apresenta-se no dia 8 de Outubro, pelas 21h30, também no Largo do Souto. O cantor – que se popularizou ao vencer o Festival da Canção da RTP –, vem apresentar novos temas ao público Gondomarense.

Folclore, Bandas e Corais
Mas a vertente musical das Festas não ficaria completa sem a presença do Folclore, dos tradicionais despiques de Bandas e dos Grupos Corais.
No dia 25 de Setembro, no Auditório Municipal (pelas 17h00), realizou-se o Encontro Internacional de Coros de Gondomar – intitulado “Corais na Festa”.
Já no dia 2 de Outubro, haverá o desfile de bandas musicais. O trajecto será feito dos Paços do Concelho até à Igreja Matriz. Nesse mesmo dia, no Largo do Souto, decorre o primeiro despique de bandas. A Banda Musical de Melres e a Banda Marcial de Arouca são as primeiras convidadas.
Nos dias 3 e 4 de Outubro, oportunidade para mais dois despiques de bandas. A Banda Musical de Gondomar e a Banda Musical de Rio Mau actuam no dia 3. No dia 4 “sobem” ao palco as bandas de S. Pedro da Cova e de Lagares. O último despique acontecerá no dia 10 de Outubro, com a presença da Banda Musical de S. Cristóvão de Rio Tinto e a Associação Cultural e Musical de Avintes.
No dia 10 de Outubro (para encerrar as Festas do Concelho), realiza-se, no Auditório Municipal de Gondomar, o 3.º Encontro de Corais Infantis “As Filigranas”.

Caldo de Nabos e Gastronomia
A Gastronomia é, também, outro ponto de grande importância nas Festas do Concelho. De 17 de Setembro a 8 de Outubro decorre, nos restaurantes do Concelho, o XIX Festival Gastronómico “Hoje há Caldo de Nabos”.
Dias 25 e 26, no Largo do Souto, cumpriu-se a tradição com a oferta de “Caldo de Nabos para todos”. No dia 29 foi realizada a cerimónia de entrega de prémios do concurso gastronómico “Hoje há Caldo de Nabos”.
Ainda na gastronomia, de 1 a 5 de Outubro, decorre mais uma edição da Feira das Tasquinhas. O Mercado Municipal de S. Cosme vai, novamente, multiplicar-se em deliciosas ofertas… Neste evento não faltará a tradicional regueifa, o vinho doce e as nozes. A dinamização da iniciativa caberá a grupos folclóricos concelhios.

Dança e mais ofertas…
No que toca à dança, no dia 25 de Setembro, das 14 às 24 horas, realizou-se o 20.º Encontro de Dança Rítmica, Jazz e Aeróbica. Numa iniciativa da Associação Social “Vai Avante”, o evento contou com a participação de mais de 3.000 jovens dançarinos – em representação de 40 associações do Concelho de Gondomar.
Amanhã, 2 de Outubro é, também, a data escolhida para a (sempre aguardada) Sessão de Fogo-de-Artifício. E, no dia 3, ainda no âmbito do Festival Gastronómico “Hoje há Caldo de Nabos”, a Divisão de Turismo da Câmara de Gondomar irá proporcionar, a toda a população, de forma inteiramente gratuita, um passeio em comboio turístico à Romaria da Nossa Senhora do Rosário. Esse passeio percorrerá as principais ruas de Gondomar (S. Cosme).
No dia 9 de Outubro, o Auditório Municipal recebe teatro de Revista com “Era Nova e Não Sabia”, original e encenação de Fernando Marques. Nesse mesmo dia realiza-se o 5.º Fórum Etnográfico e Folclórico, a ter lugar no Grupo Dramático e Beneficente de Rio Tinto.

Programa Religioso…
As Festas do Concelho são dedicadas aos padroeiros S. Cosme, S. Damião e Nossa Senhora do Rosário. Por isso mesmo, no dia 26 de Setembro, na Igreja Matriz de S. Cosme, foi celebrado o Dia dos Padroeiros com uma missa solene presidida pelo Reverendo Padre Jorge Amaro. No dia 3 de Outubro acontecerá a celebração em honra de Nossa Senhora do Rosário. A cerimónia será presidida pelo Reverendo D. Serafim Ferreira e Silva (Bispo Emérito da Diocese de Leiria-Fátima). Já no dia 4 será realizada, na Igreja Matriz, a celebração em honra dos padroeiros S. Cosme e S. Damião, presidida pelo Rev. Padre Américo Manuel Alves Aguiar (Vigário Geral da Diocese do Porto).
Ainda no dia 4, pelas 16 horas, realiza-se a procissão em louvor e honra a Nossa Senhora do Rosário e aos Padroeiros S. Cosme e S. Damião. O percurso da tradicional procissão tem início e fim na Igreja Matriz de Gondomar.

Sem comentários: