“Hoje há Caldo de Nabos”: Festival Gastronómico até 8 de Outubro


A abertura oficial do Festival “Hoje há Caldo de Nabos” realizou-se no dia 17 de Setembro, na Casa da Juventude de Rio Tinto. Com uma envolvência muito típica, a cerimonia serviu, principalmente, para divulgareste Festival – promovido pelo Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar.
Valentim Loureiro, Presidente da Câmara, teve o privilégio de provar o tão tradicional Caldo de Nabos de Gondomar. Mas, na ocasião, também teve o cuidado de referir que, entre os seus pratos predilectos, estão as sopas. E, muito especialmente, a de nabos.

“Chefes na Eira, Panelas à Lareira”. Assim se designou o “aperitivo” de um Festival que durante um mês vai animar as unidades de restauração do Concelho.


A Casa da Juventude de Rio Tinto “trajou-se” com um ambiente rural. Mas, para além da envolvência, também as sonoridades completaram esta festa – que foi animada com música do Grupo Folclórico de S. Cosme e da Escola de Concertinas da Banda Musical de Gondomar. No local estavam, também, profissionais a cozinhar caldo de nabos, ao vivo, em panelas de três pernas.

No âmbito do “Hoje há Caldo de Nabos” a Divisão de Turismo vai realizar acções de formação (dirigidas aos empresários e trabalhadores da área da restauração), bem como, pelo 6.º ano consecutivo, haverá “Caldo de Nabos para Todos”, iniciativa a ter lugar nos dias 25 e 26 de Setembro, no Largo do Souto, onde se fará a oferta de Caldo de Nabos (e da respectiva tigela).

No dia 29 de Setembro, no Auditório Municipal de Gondomar, decorrerá o Concurso de Avaliação do Caldo de Nabos. Nesse mesmo dia, algumas horas mais tarde, serão entregues os diplomas e trofeus. Caldo de Nabos – “Olimpíadas da Cultura Gastronómica” e, quase a finalizar o evento, um Passeio Turístico à Romaria de Nossa Senhora do Rosário, são outras das propostas deste Festival. Que terminará a 8 de Outubro com a iniciativa “Inovação à Mesa”.

A apresentação deste Festival, integrado nas Festas do Concelho 2010, contou, entre outros, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Maj. Valentim Loureiro, do Vereador responsável pelo Pelouro do Turismo, Joaquim Castro Neves, e, ainda, de Melchior Moreira, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.





1 comentário:

Amordemadrugada disse...

Daniel! Tão bonito...a homenagem a seu pai!
Besito doce meu amigo
Muita saúde e luzinha branca para si e família