Equipa de Gondomar é Campeã Nacional de Futebol de Rua.

Foto: Gabinete de Imprensa CMG


O Concelho de Gondomar sagrou-se Campeã Nacional de Futebol de Rua (com a equipa do Projecto “Animar para Capacitar” – Programa Escolhas 4.ª Geração). Depois da conquista distrital, a 29 de Maio, os jovens de Gondomar somaram mais um sucesso. Madeira, Santarém, Lisboa, Beja e, finalmente, Setúbal, foram as equipas que os jovens de Gondomar derrotaram nos dois dias de duração deste evento (30 de Julho e 1 de Agosto).



A prova começou com uma vitória contra a Madeira (por 3-0). Depois, contra Santarém, o jogo acabaria empatado (3-3) e seria decidido nas grandes penalidades. O adversário seguinte jogava em casa... Mas, não obstante o forte apoio, a equipa de Lisboa foi claramente derrotada pela de Gondomar (7-2). A meia-final foi disputada contra a equipa de Beja e 4-2 foi o “score” ao terminar o jogo. A grande final seria disputada com Setúbal. E, seguindo o exemplo das anteriores partidas, os jovens Gondomarenses conseguiram nova vitória (5-3) e sagrar-se-iam Campeões Nacionais de Futebol de Rua.

O Futebol de Rua joga-se num recinto com área aproximada de metade de um campo de futsal. Participam quatro jogadores em campo, um deles o guarda-redes (que não pode sair da sua área). As balizas são de sete metros de comprimento e um de altura. Cada jogo tem 14 minutos, repartidos em duas partes.

No ano passado, Portugal sagrou-se, em Milão, vice-campeão do mundo de Futebol de Rua. Este ano a equipa nacional irá representar Portugal no “Homeless World Cup”, que se realiza de 19 a 26 de Setembro, no Rio de Janeiro. A organização da prova irá, em breve, escolher os jogadores que irão para representar Portugal no Campeonato Mundial, que decorre no Rio de Janeiro (Brasil) entre 19 e 26 de Setembro próximo.

António Maia, Capitão da equipa de Gondomar, destacou no final da prova a “enorme satisfação” pela conquista do título nacional. “Jogámos com (e contra) grandes equipas... Foi complicado atingir a vitória na prova porque eram muito boas equipas, mas lutámos até ao fim e ganhámos!”, disse, satisfeito, o Capitão da equipa Gondomarense em entrevista aos órgãos de Comunicação Social presentes.

Sem comentários: