Gondomar mobilizada com a iniciativa do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal “O Uso do Fogo”

Foto: Gabinete de Imprensa CMG
A Semana “O Uso do Fogo”, realizada em Gondomar (e envolvendo várias entidades, para além de particulares), pretendia alertar para os vários cuidados e atitudes a ter, em relação aos fogos florestais (num período especialmente crítico).


Foto: Gabinete de Imprensa CMG

A abertura formal da Semana “O Uso do Fogo” aconteceu no dia 1 de Julho, no Auditório Municipal de Gondomar. Cristina Castro, Adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, realçou, durante a cerimónia, a “importância de todos, desde particulares, a empresas e organismos públicos, prestarem uma muito especial atenção para as questões inerentes aos fogos (numa altura que, por norma, é crítica)”. Defendendo uma “constante sensibilização, para que se verifique a adopção de atitudes correctas”, Cristina Castro classificou esta iniciativa como “especialmente pertinente”.

Depois da abertura formal, nesse mesmo dia, decorreu ainda uma palestra subordinada à “Limpeza de Terrenos em Espaço Urbano”.

A Semana “O Uso do Fogo” viria, durante vários dias, a justificar a realização de acções de formação, sensibilização, projecção de filmes e, a finalizar, a apresentação do Cadastro Municipal de Faixas de Gestão de Combustíveis. Foram estas as propostas definidas pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Gondomar, numa iniciativa que centrava os seus objectivos na divulgação do período crítico de incêndios florestais, pretendendo, em paralelo, informar os proprietários urbanos das responsabilidades inerentes ao bom estado fitossanitário dos seus terrenos. O esclarecimento da população sobre o que é considerado terreno sem risco de insalubridade associado a presença de vegetação, assim como a promoção da interacção entre as várias entidades que trabalham na gestão do uso do fogo e na gestão e fiscalização das faixas de gestão de combustíveis eram outros dos objectivos fundamentais desta iniciativa.

Das várias actividades desenvolvidas, destaque para a distribuição de panfletos informativos,

O Rally “A Gestão do Fogo” (2 de Julho) contou com a participação de 14 equipas, envolvendo a presença da Autoridade Florestal Nacional, de forças de segurança, do Centro Distrital de Operações de Socorro do Porto, de distintos serviços da Câmara Municipal de Gondomar e também das juntas de Freguesia de Rio Tinto, S. Pedro da Cova, Covelo, Foz do Sousa e Lomba. Participaram, ainda, os Bombeiros Voluntários de Valbom, os Bombeiros Voluntários de S. Pedro da Cova e os Sapadores Florestais.

Ainda na área das actividades relacionadas com o desporto (e com a sensibilização ambiental), realizou-se um passeio de BTT (que contou com a colaboração da Associação “Demolidores” e da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova). Este passeio de BTT teve a presença de cerca de duas dezenas de participantes.

O encerramento da Semana “O Uso do Fogo” realizou-se na Junta de Freguesia de Melres, ocasião em que Teresa Ramos das Neves, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Gondomar, avaliou a iniciativa como “muito importante, não só pela diversidade das actividades promovidas, e pelo conhecimento mútuo entre todos os intervenientes nesta temática, mas, principalmente, pelas acções de sensibilização e de esclarecimento que se fizeram junto das populações de várias freguesias do Concelho”. Ainda nessa cerimónia foi apresentado o projecto de Cadastro Municipal das Faixas de Gestão de Combustíveis.

Sem comentários: