Plano Municipal de Defesa da Floresta.

Foto: Gabinete de Imprensa CMG

Realizou-se, no dia 8 de Junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Gondomar, a reunião alargada da Comissão Municipal de Defesa da Floresta. Durante a referida reunião, na qual participaram autarcas, forças de segurança e corporações de bombeiros, foi apresentado o Plano Municipal de Defesa da Floresta.


Esta reunião, coordenada pela Engenheira Teresa Ramos das Neves, responsável pelo Gabinete Técnico Florestal, teve como principal objectivo a apresentação oficial do Plano Operacional da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Teresa Ramos das Neves apelou à fiscalização e sensibilização, por parte das autoridades, relembrando que das 494 ocorrências de fogos contabilizadas no ano transacto, apenas quatro não tinham derivado de causas humanas. A grande novidade exibida este ano, foi a apresentação de uma Cartografia Operacional Específica de Apoio ao Combate a Incêndios.



O Plano Operacional Municipal consiste na coordenação e orientação de todas as entidades que trabalham no sector, definindo quem faz vigilância e integrando, posteriormente, o Plano Distrital da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Para além dos representantes das várias Juntas de Freguesia, estiveram presentes na reunião o Subcomissário da Polícia de Segurança Pública, Pedro Marques, as Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Gondomar, o representante dos Sapadores Florestais, Agostinho Silva, e o Sargento Marco Correia, da Equipa de Protecção e Ambiente da Guarda Nacional Republicana.

Sem comentários: