Porque em Gondomar se dá atenção aos jovens, os alunos da EB 2,3 de Valbom “invadiram” a Câmara.

Quase duas centenas de alunos da Escola EB 2,3 de Valbom estiveram, durante todo o passado dia 18 de Maio, de visita à Câmara Municipal de Gondomar. A visita, no âmbito da formação cívica destes jovens estudantes, foi acompanhada por responsáveis da escola e, também, por técnicas da Divisão de Turismo da Câmara Municipal.
A recepção do primeiro grupo, a meio da manhã, foi realizada pelo Vereador do Pelouro de Educação, Fernando Paulo.

Foto: Gabinete de Imprensa CMG

O Agrupamento Vertical “Marques Leitão”, de Valbom, decidiu, este ano, no âmbito da formação cívica dos seus alunos, proporcionar várias visitas de estudo. Os alunos do 4.º Ano irão, a curto prazo, visitar a Junta de Freguesia de Valbom. Os do 6.º Ano estiveram, no dia 18 de Maio, de passagem pela Câmara. Quanto aos que frequentam o 9.º Ano, já efectuaram uma visita à Assembleia da República.

Liderados pelo responsável do Agrupamento, Jorge Portugal, os alunos que integravam o primeiro grupo foram recebidos pelo Vereador do Pelouro de Educação da Câmara Municipal de Gondomar. Fernando Paulo fez uma breve caracterização da Autarquia, explicando os diversos serviços prestados e, principalmente, referindo as potencialidades de Gondomar – com destaque para a gastronomia, a ourivesaria, a talha (e maquetaria), assim como realçou as principais estruturas físicas existentes no Concelho.

“Considero muito relevante este interesse demonstrado pela actividade autárquica”, realçou o vereador camarário durante a recepção. “Ao prosseguirem na vossa vida de estudantes podem, um dia, quando forem adultos, vir até a integrar os quadros desta Câmara Municipal”, realçou o Vereador dos Pelouros de Educação e Cultura. Mas, curiosamente, o Vereador Fernando Paulo teve uma resposta imediata de um dos jovens presentes: “Eu até posso vir a ser o Presidente da Câmara!”, afirmou um dos alunos do 6.º Ano da Escola EB 2,3 de Valbom.

De frisar que esta visita foi integralmente acompanhada por técnicas da Divisão de Turismo que, junto com os alunos, lhes explicaram algumas das características dos Paços do Concelho, assim como efectuaram uma breve explicação sobre os principais serviços prestados na Câmara Municipal.

A visita, para além da componente cultural, também se caracterizou pela vertente formativa e pedagógica. Os alunos da EB 2,3 de Valbom ficaram a conhecer o património local e, neste caso específico, o edifício (e algumas das histórias) da Câmara Municipal de Gondomar.

De realçar que, no átrio principal da Câmara, esteve o artesão José Alberto Sousa – a demonstrar, ao vivo, a arte de trabalhar a filigrana.

Sem comentários: