Exposição até 9 de Junho no Auditório Municipal de Gondomar.

“O Céu Deslumbra-me” é o título da exposição de esculturas de Margarida Santos que, até 9 de Junho, está patente no Auditório Municipal de Gondomar (Sala Júlio Resende). A inauguração da exposição aconteceu a 15 de Maio.

O trabalho em bronze caracteriza a exposição de Margarida Santos – que apresenta obras que se focam, sobretudo, na visualização do corpo e na sua coerência estética.

Foto: Gabinete de Imprensa CMG

Deixou a “clausura” do atelier para, como explicou, vir “renascer” em mais uma exposição. Margarida Santos recebeu, com estas palavras, os muitos amigos (e apreciadores de arte) que, na noite de 15 de Maio, compareceram no Auditório Municipal de Gondomar para participar na abertura da sua mais recente apresentação pública de trabalhos.


Com incontáveis exposições individuais e colectivas, Margarida Santos tem, com esta exposição na Sala Júlio Resende (do Auditório Municipal de Gondomar), o regresso a um local onde já expôs há largos anos. “Por isso mesmo, quando a Câmara Municipal de Gondomar me convidou, aceitei de imediato a proposta”, salientou. Coube ao Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara de Gondomar, Fernando Paulo Sousa, representar a Autarquia neste evento.

Para o Vereador Camarário, “esta é uma exposição muito interessante e que traduz, de forma muito evidente, as paixões e os sentimentos da autora”. Defendendo que a arte deve, sempre, transmitir uma mensagem, Fernando Paulo destacou que “são muito fortes os sentimentos que nos transmitem os trabalhos de Margarida Santos”.

A exposição apresenta, maioritariamente, esculturas. O bronze é o material de eleição da artista de Gaia. Mas, paralelamente, há trabalhos em gesso (que ainda aguardam a transição para a “eternidade do bronze”, como referiu a artista) e, “apenas para colorir a exposição e animar ainda mais este espaço”, Margarida Santos também trouxe a Gondomar alguns dos seus quadros.

Margarida Santos nasceu em Canelas, Vila Nova de Gaia, em 1946. Formada em Escultura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, conta com várias dezenas de exposições individuais realizadas um pouco por todo o país. Do vasto curriculum, faz ainda parte a criação de inúmeros monumentos, a elaboração de medalhas e troféus para várias instituições, bem como a autoria de bustos. Desenvolve, também, relevante trabalho na área de formação, da poesia e da ilustração. O bronze, como fica demonstrado nesta exposição que apresenta na Sala Júlio Resende (do Auditório Municipal de Gondomar) é o seu material de eleição.

Sem comentários: