(Revolução de) Abril em Gondomar.

Imagem cedida pelo Gabinete de Imprensa da CMGondomar


A Câmara Municipal de Gondomar, por intermédio do Pelouro da Cultura, preparou, em conjunto com o movimento associativo e estabelecimentos de ensino, um programa comemorativo da “Revolução dos Cravos”.
De tudo um pouco se pode apreciar, ver e ouvir durante os dias mais próximos. Música, exposições, literatura, folclore e, na noite de 24 de Abril, o Espectáculo “Viver a Liberdade” são as propostas que se apresentam. Às quais, refira-se, ainda se juntam inúmeras outras actividades desenvolvidas por Juntas de Freguesia, Escolas e Associações locais.
São 36 anos de Democracia. E, em Gondomar, são 36 anos de Liberdade assinalados em festa.


dia 23 | 15h00 | Auditório Municipal de Gondomar
A tarde começará com uma actuação do Grupo de Sopros da Escola EB 2,3 de Medas. Depois será feita a homenagem ao escritor José Vaz (no âmbito da Comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor). Às 16h00 são entregues os prémios do Concurso de Cartazes (alusivos ao 25 de Abril) e, no final da cerimónia, serão inauguradas as exposições “Concurso de Cartazes do 25 de Abril” e “Fragmentos – Rio Douro” (fotografia). Na ocasião será apresentada, publicamente, a serigrafia vencedora.
De referir que as exposições estarão patentes ao público até dia 9 de Maio.
Os trabalhos que concorreram ao Concurso de Cartazes são da autoria de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário das escolas do Concelho, numa iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal e Escola Secundária de Gondomar.

dia 24 | 15h00 | Biblioteca Municipal de Gondomar
Apresentação do livro “Poemas da mesma Mãe”, de António Bastos Oliveira e de Silvestre Bastos.

dia 24 | 21h00 | Multiusos Gondomar “Coração de Ouro”
Numa iniciativa coordenada pela Associação Social e Cultural “Vai Avante”, a data da “Revolução dos Cravos” será recordada com música, teatro e dança. O Espectáculo “Viver a Liberdade” será apresentado no Multiusos e envolverá a participação da Fanfarra de Gondomar, do Grupo de Teatro da Associação “Vai Avante” e, ainda, do agrupamento musical Diapasão.
A nível de dança, o espectáculo contará com a presença dos seguintes grupos: Escola de Dança “Roda Viva”; “Art’Dance”; Orfeão de Gondomar; Amigos de S. Vicente; Estrelas de Silveirinhos e Associação recreativa de Ferreirinha.

dia 25 | 15h30 | Anfiteatro do Largo do Souto
Realiza-se o Festival da Liberdade (Folclore), no Anfiteatro do Largo do Souto. O Grupo Folclórico de S. Cosme, o Grupo Folclórico “As Varinas de Ovar”, o Grupo Folclórico Ceifeiros da Corujeira (Coimbra) e o Rancho Folclórico As Tecedeiras de Bidoeira (Leiria) são os convidados para este encontro. A organização é do Grupo Folclórico de S. Cosme (Gondomar).

Sem comentários: