Embaixadores dos Rios,

Fotos gentilmente cedidas pelo Gabinete de Imprensa da CMGondomar

No dia 17 de Abril decorreu, no Parque de Merendas do Rio Ferreira, a iniciativa “Embaixadores dos Rios”, promovida pelo Centro Regional de Excelência do Porto em parceria com o Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar.

“Embaixadores dos Rios” é uma iniciativa dinamizada pelo CRE da Área Metropolitana do Porto, que decorre entre 10 de Abril e 2 de Maio. Esta acção consiste na elaboração de um roteiro de formação e descoberta dos rios da Área Metropolitana do Porto, tendo como objectivo dar a conhecer aos cidadãos da região os recursos hídricos locais e as formas mais eficazes de os proteger.
Na acção desenvolvida em Gondomar inscreveram-se 43 elementos, sendo que o Centro de Investigação Ambiental Planeta Vivo e Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, também apoiaram a realização do encontro.

Estando a actividade relacionada com a sensibilização da população para a temática da água e a preservação dos recursos ribeirinhos, todos os participantes foram convidados a integrar as futuras acções de limpeza planeadas no âmbito da “Corrente Rio Ferreira”. Esta foi, aliás, a primeira acção do ano 2010 desta “Corrente”. De salientar que o Vereador do Pelouro do Ambiente, Joaquim Castro Neves,
acompanhou todas as actividades.

Numa acção que durou várias horas, a Planeta Vivo apresentou várias actividades. Começou por fazer um enquadramento teórico sobre a biodiversidade local (fazendo alusão ao projecto que desenvolveram de repovoamento piscícola nos rios Ferreira e Sousa, dando especial destaque à introdução de larvas de lampreia para procriação e aumento de indivíduos da espécie). Foi referenciado o último repovoamento efectuado há dois anos por altura da Festa do Sável e Lampreia, com introdução de 50.000 larvas de lampreia no rio Sousa.

Houve uma demonstração de pesca eléctrica, método utilizado para investigação das espécies piscícolas existentes no curso de água e, decorrente desta actividade, os participantes conseguiram encontrar junto à margem do Ferreira, Lagostim Vermelho, Verdema do Norte; Barbos e Bogas.
Efectuou-se também a recolha de parâmetros físico-quimícos para aferição da qualidade da água, nomeadamente temperatura, PH, condutividade e oxigénio.
Foi ainda explicado que a partir dos excrementos de lontra é possível apurar espécies de peixes e mamíferos que habitam junto à linha de água, tendo a Planeta Vivo demonstrado alguns deles.

Conforme previsto, o grupo participou também na limpeza do Parque de Merendas (com o apoio dos Sapadores Florestais), tendo-se removido resíduos sólidos junto à margem e cortado as ervas e galhos pendentes (em resultado da última cheia). De referir que o Parque de Merendas encontra-se em zona de leito de cheia, sendo necessário à Câmara Municipal de Gondomar concretizar a sua recuperação no início de cada Primavera.



ROTEIRO

O roteiro dos "Embaixadores dos Rios", que se realiza entre 10 de Abril e 2 de Maio, abrange:
• a descoberta de ribeiras subterrâneas,
• a adopção de um troço de rio,
• a análise laboratorial à qualidade da água,
• um debate sobre a essência da água,
• a recuperação e reabilitação das margens de rios,
• o repovoamento piscícola de linhas de água,
• a visita a centros de educação ambiental,
• a descida ao interior de uma barragem,
• uma auditoria a uma instalação industrial,
• a descoberta de moinhos antigos, e
• a saída de campo a um parque urbano ribeirinho


Os "Embaixadores dos Rios" têm a colaboração directa das Águas de Gaia, EEM; Águas do Douro e Paiva, SA; ARH do Norte, IP; Câmaras Municipais de Gondomar, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto e São João da Madeira; CMIA de Vila do Conde; EDP Produção; Universidade Católica Portuguesa - ESB; e Projecto Rios. Contando também com o apoio das Águas do Porto, EM; Planeta Vivo e Portucalea.

Fonte: Site C M Gondomar

Sem comentários: