Dia Internacional Monumentos e Sítios.

Fotos gentilmente cedidas pelo Gabinete de Imprensa da CMGondomar

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, organizou uma visita ao Solar da Quinta da Bandeirinha, em Melres.


Fotos gentilmente cedidas pelo Gabinete de Imprensa da CMGondomar

Quase três dezenas de pessoas participaram, no dia 18 de Abril, na visita ao Solar da Quinta da Bandeirinha, em Melres, numa iniciativa que visava assinalar a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A visita de estudo foi proporcionada pelo Gabinete de Património Cultural da Câmara Municipal de Gondomar, e estas comemorações, para além da visita ao emblemático imóvel, integraram, ainda, a exibição do documentário “O Ciclo do Milho” (relativo à agricultura tradicional de Gondomar), bem como uma visita guiada e algumas explicações sobre a recuperação efectuada no Solar da Quinta da Bandeirinha.
Para além de apreciarem o edifício principal, e os tectos em talha, os participantes neste encontro ainda ficaram a conhecer as dependências rurais do edifício (adega e celeiro).

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios este ano foi subordinado ao tema “Património Rural/Paisagens Culturais”. Sendo Gondomar um Concelho ainda com fortes tradições agrícolas, tornava-se pertinente a sensibilização para este tipo de património e, desta forma, foi concretizada esta visita cultural ao Solar da Quinta da Bandeirinha.
A Quinta da Bandeirinha, em Melres, onde presentemente funciona a Junta de Freguesia local, é um exemplo típico de uma quinta que durante séculos esteve ligada à agricultura.


Para a concretização desta actividade foi estabelecida uma parceria com a Junta de Freguesia de Melres, no sentido de garantir a abertura das instalações. Toda a visita foi acompanhada e orientada pelas técnicas do Gabinete de Património Cultural (Dra. Natércia França e Dra. Inês Lino), sendo o grupo recebido na Quinta da Bandeirinha por Cristina Rocha e Amália Ribeiro, respectivamente Secretária e tesoureira da Junta de Freguesia de Melres.
Fotos gentilmente cedidas pelo Gabinete de Imprensa da CMGondomar

Fonte: Site C M Gondomar

Sem comentários: