1º Encontro das Ap’s do Agrupamento de Pedrouços organizado pela AP da Eb1 da Triana.


Em 17 de Março de 2010, as Associações de Pais do Agrupamento de Pedrouços deram um passo nunca dado.
Com a presença do Sr. Director do nosso Agrupamento, Federação da Maia e de Gondomar e Associações de Pais que marcaram presença pelos seguintes membros das Associações de Pais:

Daniel Fernandes – Associação de Pais EB1 da Triana
César Almeida - Associação de Pais EB1 da Triana
Manuel Pereira - Associação de Pais EB1 da Triana
Mário Santos - Associação de Pais EB1/J.I. de Parada
Miguel Cardoso - Associação de Pais EB1/J.I. de Parada
Cristina Santos - Associação de Pais EB2/3 de Pedrouços
Adelaide Pereira - Associação de Pais EB1 de Santegãos
Isabel Cruz - Associação de Pais EB1 de Santegãos
Pedro Manuel - Associação de Pais EB1 de Santegãos
Paula Costa - Associação de Pais da EB1/J.I. de Pedrouços
Marta Sousa - Associação de Pais da EB1/J.I. de Pedrouços
Nome ilegível - Associação de Pais da EB1/J.I. de Pedrouços


Foram cinco as Associações que se fizeram presentes com a vontade de se travarem conhecimentos e cimentar alicerces sólidos entre as Associações/ Federações/Director.
Elaboramos estas 6 linhas como tema deste encontro:

Travar conhecimento das diversas actividades das nossas Ap’s.
Travar conhecimento com a Fapemaia
Actividades entre todas as Ap’s
Promover um torneio de futebol entre as nossas escolas
Promover informação nos nossos sites e blogues
Preparar os pais para o conselho geral e para o pedagógico
.”

Antes de ser dada a palavra aos convidados, foi falado pelo Sr. Daniel, Presidente da Associação de Pais EB1 da Triana, da importância deste encontro com base no travar de conhecimentos e experiencias para que funcionemos em um todo, sem barreiras e com um só sentido.
Foi também referido que embora seja verdade que cada Ap tem os seus problemas na sua Escola, verdade também é que muitos são os problemas comuns e que juntos se poderiam facilmente os resolver.
Foi importante ouvir e ser ouvido, escutar o que o Sr. Director espera das Associações e o que as Associações podes esperar do Agrupamento, e como podemos ouvir temos toda colaboração do nosso Agrupamento para as actividades a propor e claro que depois de analisadas.
As Associações tiveram também oportunidade de conhecer os membros da Fapemaia e levarem dos promotores do encontro uma folha com todos os membros da Federação da Mais assim como endereço do site da mesma e contactos além da morada.
Assim fica mais fácil de entrarem em contacto sempre que necessário.
A Fapemaia deu-se a conhecer através do seu Presidente o Sr. Victor Laranjeira e do Vice-Presidente Sr. Alberto Santos às Ap’s e informou das diversas actividades que iram realizar nos próximos tempos, da vontade da Fapemaia em se aproximar mais ainda das Ap`s da Maia e com elas colaborar.
Podemos também escutar o Dr. Jorge Ascenção, Presidente da FAPAG (Federação das Associações de Pais do Conselho de Gondomar) a falar das experiencias da FAPAG junta das suas Associações nas mais diversas actividades que se tem feito em Gondomar quer organizadas pela Federação, quer na colaboração das actividades organizadas pelas Associações.
Foi também falado pelo Dr. Jorge Ascenção sobre as reuniões que se têm realizado em Gondomar entre todos os intervenientes na Educação.
Podemos também ouvir sobre o respeitar da hierarquia que temos de seguir quando queremos resolver os assuntos que dizem respeito às nossas Escolas.

Para finalizar, informo que a Associação de Pais da Eb1 da Triana, sugeriu que esta reunião se realize uma vez por mês e essa sugestão foi aceite por todos os presentes.
Sendo assim todos os meses iremos realizar este encontro, pois cremos que será uma mais-valia para todos.
Agradeço em nome da Associação de Pais da Eb1 da Triana a presença de todos os presentes, pois mostraram que se importam com a Educação e que querem fazer parte da solução.
Sabemos que sendo a um sábado à tarde terá mais pais do que se fosse a um dia à noite, por isso estas reuniões vão se manter ao sábado as 15 horas.
Pois em cada associação haverá com certeza pelo menos uma pessoa disponível para estar presente, embora neste sábado algumas levaram mesmo 3 pais.
Mais uma vez muito obrigado, os vossos filhos agradecem pela importância que voçes lhes dão quando se importam com os assuntos das suas Escolas.
É isto ser Associação de Pais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela vossa vontade amigo.
Força.
Vai nessa.