Festa do Sável e da Lampreia em Gondomar.

A apresentação pública da 19.ª edição da “Festa do Sável e da Lampreia” realizou-se na Casa Branca de Gramido, em Valbom, tendo o rio Douro como “pano de fundo” para esta acção.
 Esta iniciativa teve como principal objectivo dar a conhecer todo o programa da “Festa” para que, a nível nacional, o evento seja reconhecido como um motor impulsionador da preservação e valorização da gastronomia tradicional portuguesa – aumentando e reforçando a visibilidade dos restaurantes participantes no evento e a dinamização económica de Gondomar.

O Vereador responsável pelo Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, Joaquim Castro Neves, reforçou a importância da iniciativa para o Concelho. Joaquim Castro Neves salientou a necessidade de se incutir, a nível nacional, a imagem de Gondomar como “Terra do Sável e da Lampreia”. Afinal, refira-se, não fosse esta a mais antiga iniciativa dedicada ao sável e à lampreia em todo o país…
O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Maj. Valentim Loureiro, também sublinhou a importância deste evento para o desenvolvimento do Concelho. “São iniciativas como esta que ajudam a promover a cultura e as tradições populares. E, ao mesmo tempo, dinamizam o tecido económico local”, acrescentou.
A iniciativa conta com a participação de 26 restaurantes que, no período da “Festa”, disponibilizarão os tradicionais pratos de sável e lampreia. Entre outros eventos do programa, este ano também se repetem os três dias de Fim-de-Semana Gastronómico, no Multiusos Gondomar “Coração de Ouro”, entre 12 e 14 de Março.

Fonte: Site C M Gondomar

Sem comentários: