Hospital-Escola: construção inicia em Março.



Em Julho de 2009 foi assinado o protocolo de colaboração. Em Dezembro, procedeu-se à celebração da escritura de constituição do direito de superfície. E, segundo o Prof. Salvato Trigo, as obras de construção do Hospital iniciam em Março de 2010, prevendo-se a sua abertura ao público em Outubro de 2011.
Esta inovadora estrutura representará um investimento de cerca de 50 milhões de euros.
Para o Maj. Valentim Loureiro, Presidente da Câmara, trata-se de um marco histórico para Gondomar e para o seu desenvolvimento. Facto pelo qual, aliás, disse tudo fazer para que a obra avance dentro dos prazos previstos.



O ensino das Ciências da Saúde, é uma das vertentes do projecto, à qual se associará, também, a área de prestação de cuidados de saúde e, ainda, uma zona comunitária e de serviços sociais.
Mas é a vertente social que torna este projecto pioneiro. O Hospital-Escola assumirá as áreas hospitalar e pedagógica mas, também, partilhará espaços com a comunidade local. Espaços associativos, auditório, jardins públicos e outros serviços pretendem, assim, transformar este equipamento num espaço inovador que envolva a população local.
O Prof. Salvato Trigo destacou a “visão estratégica” do Presidente da Câmara de Gondomar e de toda a equipa que ajudou a alicerçar este empreendimento. “Graças à abertura e à visão estratégica do Maj. Valentim Loureiro, assim como pela confiança que em nós depositaram, temos a possibilidade de instalar no Concelho uma unidade de especial importância”, frisou.

O Hospital-Escola terá cerca de duas centenas de camas, uma Unidade de Cuidados Continuados, Ambulatório e cinco Blocos Operatórios. Serão disponibilizados 100 lugares de estacionamento no exterior e 200 lugares no interior.
A localização do Hospital-Escola será nos terrenos da antiga fábrica “Interforma”. O Metro desempenhará um papel fundamental no que toca às acessibilidades. A Unidade de Saúde prestará serviços nas áreas de internamento, ambulatório, diagnóstico e cirurgia.

Fonte: Site C M Gondomar

Sem comentários: